Publicidade

Oportunidades para pequenos comerciantes que compram coletivamente

  • em



Trabalho decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos – Central do bem: Comerciantes da periferia comprando em rede

 

A Tecnologia Social (TS) abordada neste texto está diretamente relacionada com o Objetivo 8 do ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8), notadamente no aspecto que se refere ao empreendedorismo, criatividade e inovação no desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

 

 

É possível destacar também que a modernização, a inovação e a diversificação, na forma de organizar suas atividades, pode colocar os pequenos negócios em uma melhor condição de competitividade com os grandes conglomerados.

 

 

A TS Central do bem: Comerciantes da periferia comprando em rede foi desenvolvida pela entidade Associação Ateliê de Ideias (http://ateliedeideias.org.br/site/ ou https://www.facebook.com/ateliedeideias.es) com seda na cidade de Vitória (ES).

 

 

O projeto, que existe deste 2012, foi implementado em um território que possui uma população de perfil socioeconômico de baixíssima renda, onde os pequenos comércios, inobstante estarem adaptados à realidade periférica local, se apresentam totalmente desestruturados, o que não permite uma rentabilidade justa para os empreendimentos e nem a geração de empregos,o que contribui para a desvalorização da comunidade.

 

 

Como consequência desta realidade os comércios formais e informais locais, acabam adquirindo seus produtos em desvantagem com mercearias e supermercados mais estruturados de fora da comunidade. Esta situação torna inevitável que pratiquem preços mais altos e ofereçam apenas uma pequena variedade de produtos para o consumidor final.

 

 

Foi considerando estes aspectos que o projeto foi pensando e implementado. A organização coletiva permitiu que a Central de Compras tivesse progressos não só econômicos, mas também políticos, sociais e culturais.

 

 

Por meio de um diagnóstico são identificadas as demandas específicas de qualificação dos empreendedores locais, avaliações sobre a qualidade dos produtos/serviços, estudo sobre o mercado local com a finalidade de identificar oportunidades, tendências e demandas para composição e adequação de seus negócios.

 

 

Entre os aspectos positivos a serem considerados neste projeto de gestão participativa pode-se citar a possibilidade de contar com um melhor suporte técnico para as negociações com os fornecedores o que tornou seus pequenos empreendimentos comerciais mais competitivos e rentáveis.

 

 

Ao estimular os moradores a comprarem nos comércios locais e identificados com o projeto, ocorre um processo natural de desenvolvimento endógeno, o que contribui para incentivar o desenvolvimento local, gerando naturalmente mais trabalho e renda para a própria comunidade.

 

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/central-do-bem-comerciantes-da-periferia-comprando-em-rede-

 

 

https://www.facebook.com/hashtag/centraldecomprasdobem

 

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, associações de bairro, incubadoras de universidades e investidores sociais privados.

 

 

(*) Por Jefferson Oliveira – Economista




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com