Publicidade

Floresta protegida oferece alternativa econômica

  • em



Erradicação da Pobreza – Objetivo 1 da Agenda 2030 e a TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins

 

A abordagem de hoje tem como objetivo demonstrar como a TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins pode contribuir para o cumprimento de parte das metas contidas no Objetivo 1 dos ODS – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares da Agenda 2030.

 

Na especificação das metas deste objetivo destaca-se a necessidade de redução no número de pessoas que vivem em situação de pobreza em todas as suas dimensões, garantindo acesso e direitos iguais aos recursos económicos, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros.

 

A TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins foi desenvolvida pela AVIVE – Associação Vida Verde da Amazônia que possui sede em Silves (AM).

 

O projeto tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres e parceiros comunitários que por meio de seus conhecimentos tradicionais e populares passaram a agregar valor nos produtos elaborados no manejo de plantas nativas.

 

Esta iniciativa colaborou na oferta de oportunidades de emprego e renda, redução na degradação crescente dos ecossistemas no município e proporcionou um maior conhecimento e valorização do potencial dos recursos florestais.

 

Entre os resultados alcançados pelo projeto destaca-se a produção de óleos vegetais de espécies nativas para fins cosméticos e medicinais para comercialização no mercado interno e externo.

 

É importante destacar também que o projeto possibilitou que as participantes fundassem a Cooperativa de Produtoras de Produtos Naturais da Amazônia (COPRONAT) e também implantaram uma loja para a comercialização dos produtos e divulgação do trabalho da Avive.

 

Com a melhoria no faturamento foi possível aumentar a renda individual das associadas e também reaplicar parte do recurso no investimento de matérias-primas, etiquetas e outras despesas.

 

Detalhes sobre a implantação do projeto podem ser acompanhados pelo endereço eletrônico:

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/producao-sustentavel-de-oleos-vegetais-aromaticos-e-medicinais-e-produtos-afins

 

ou solicitar mais informações diretamente para a entidade desenvolvedora na seguinte página:

 

https://www.facebook.com/AVIVE-Associa%C3%A7%C3%A3o-Vida-Verde-da-Amaz%C3%B4nia-1421117021534116/

 

A reaplicação desta TS pode contar apoio de investidores sociais privados, doações e também recursos do poder público.

 

(*) Jefferson Oliveira é economista

  • Compartilhe

Um comentário

  1. Parabéns Jefferson, muito importante para sociedade brasileira, em especial os mais vulneráveis, que as tecnologias sociais sejam amplamente divulgadas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com