Publicidade

OAB entra com ação no Supremo contra Bolsonaro por desmonte da cultura

  • em



“Existe um movimento orquestrado pela administração pública que vem desmontando todos os organismos que fazem parte do sistema de fomento à cultura”, diz o presidente da Comissão de Arte e Cultura da OAB

 

 

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governo de Jair Bolsonaro. A motivação foi o desmonte provocado pelo Executivo na cultura do país.

 

 

A ação de descumprimento de preceito fundamental não questiona atitudes determinadas, “mas uma longa série de condutas comissivas e omissivas que ameaçam desconstruir uma política de Estado”.

 

 

Ricardo Bacelar, presidente da Comissão de Arte e Cultura da OAB, explica que a ação defende “a existência de um movimento orquestrado pela administração pública que vem desmontando todos os organismos que fazem parte do sistema de fomento à cultura”, disse, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

 

 

O texto foi elaborado junto com especialistas em direito cultural. A entidade já havia ingressado com duas ações contra a atuação do governo Bolsonaro na cultura. Porém, estas se concentravam na Lei Rouanet.

Ancine e Fundação Palmares são alvos de ataques com Bolsonaro

 

 

O texto atual relata inúmeros problemas envolvendo entidades como a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Fundação Palmares, entre outras.

 

 

“É uma ação complexa que tem o objetivo de discutir, do ponto de vista constitucional, essas ilegalidades. E submete essas considerações à análise do STF para que ele tome as providências conforme requerido”, afirmou Bacelar.

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *