Publicidade

O livro de sexta-feira da Editora UnB esta semana é “Mutação no jornalismo: Como a notícia chega à internet” de Thais de Mendonça Jorge

  • em


Em continuidade à campanha “Livro de sexta-feira”, a Editora UnB disponibiliza o livro “Mutação no jornalismo: Como a notícia chega à internet” de Thais de Mendonça Jorge, que ficará disponível por 24 horas.

Esta iniciativa inédita da Editora UnB oferece gratuitamente, toda sexta-feira, download gratuito de um dos livros de seu catálogo. Uma surpresa a cada semana enquanto durar o distanciamento social, necessário nos tempos de pandemia da Covid-19.

 

Para baixar, clique em www.editora.unb.br/Acessolivre.php

Sinopse – O livro da professora Thais de Mendonça Jorge é resultado da sua tese de doutorado, defendido na Universidade de Brasília. É uma obra que se mostra atual para entender o tema da notícia como um objeto cambiante no panorama de mudanças contínuas na comunicação.

De acordo com a autora, a hipótese principal que rege esta reflexão é a de que a notícia enfrenta processos de mutação, e está sempre procurando se adaptar às transformações da sociedade. “O termo mutação vem sendo usado, no campo do jornalismo, como sinônimo de uma evolução que tem correspondência em todos esses termos e está sendo sentida na organização do trabalho, na cultura profissional dos jornalistas, no produto oferecido ao público e no próprio público. O conceito de mutação que aqui trazemos – derivado das ciências biológicas, principalmente da Genética – e as duas hipóteses a ele relacionadas pretendem unificar o uso desse vocábulo e compreender de que maneira as mudanças históricas vêm conformando um novo jornalismo, ajudadas pela tecnologia e pela internet. A mutação no jornalismo é fenômeno provocado por agentes humanos, que acontece de maneira súbita e requer um elemento de explosão para se manifestar, causando alterações em espectro amplo”.

 

  • Compartilhe