Publicidade

O ex-juiz Moro prendeu sem provas Lula e lutou pela destruição da Petrobras e dos petroleiros

  • em


A Lava Jato, dizendo combater a corrupção na Petrobrás, na verdade sempre teve como único objetivo somente desgastar a imagem da Petrobrás para entregá-la mais fácil. Assim eram vazamentos diários de delação premiada, criminosos e sem comprovação, para a Globo, que iam ao ar no Jornal Nacional.

 

Assim a propaganda negativa facilitou, entre outras privatizações, a preço irrisório, da Liquigás, dos dutos NTS e TAG, da BR Distribuidora etc e ainda permite a Bolsonaro anunciar a venda de metade das refinarias da Petrobrás (11,12).

 

Lógico que há corrupção na Petrobrás, como em qualquer empresa, e, para a sociedade, deve ser investigada, e os corruptos e corruptores, caso seja comprovado o crime, devem ir para a cadeia e os bens, produtos do roubo, confiscados, como fizeram em parte na Petrobrás.

 

Entretanto não podemos aceitar, por exemplo, tantas arbitrariedades ocorridas, principalmente na entrega da Empresa aos gringos, como também na perseguição a desafetos políticos, enquanto deixa de lado os verdadeiros ladrões da Petrobrás e da Petros.

 

Primeiro que essa mesma Globo dos vazamentos sempre esteve blindada pela nossa Justiça, como no Fifagate, a sonegação do imposto de renda da Copa de 2002, lavagem de dinheiro, etc, crimes que daqui a pouco vão prescrever sem serem investigados (1,2). Então sede de justiça é que não é!

 

Outra coisa, eu mesmo formalizei denúncia ao MPF, em novembro de 2016, denunciando a omissão da Lava Jato em relação à gestão criminosa de FHC e Pedro Parente na Petrobrás até hoje sem resposta. Veja a denúncia na íntegra (5).

 

Se por um lado Lula foi preso através de denúncia, ao vivo, na Globo, do procurador Deltan Dallagnol que disse que não tinha provas, só convicção contra Lula (6).  Por outro FHC esteve envolvido em corrupção na Petrobrás, inclusive com o próprio filho, Paulo Henrique Cardoso.

 

E com FHC não era apenas convicção, já que há fortes evidências de enriquecimento ilícito, como apartamento de luxo em Paris e Nova York e fazenda no Brasil com aeroporto, mas mesmo assim nunca foi investigado, condenado ou preso pela Lava Jato (8,9,10).

 

Aliás, em relação a FHC, o The Intercepet Brasil divulgou áudio do chefe da Lava Jato, juiz Sergio Moro: Em conversa, Moro foi contra MP investigar FHC: “melindra apoio importante” (7).

 

E também lembrar que a Lava Jato começou seus trabalhos em 2014, em pleno governo Dilma. Desde então, os petistas Lula e Dilma Rousseff indicaram o primeiro da lista a PGR (15,16).

 

Já Bolsonaro indicou para PGR — o subprocurador-geral Augusto Aras, que sequer se candidatou à lista tríplice — passa claramente a idéia de que Bolsonaro pretende fazer com o MPF o mesmo que já fez com o antigo Coaf e o que deseja fazer com a Polícia Federal: indicar pessoas que tenham compromisso político com ele (16).

 

Impossível não associar todos esses movimentos com as denúncias que envolvem o clã Bolsonaro, como a ‘rachadinha’ de Flavio, o suposto nepotismo com Eduardo como embaixador, os depósitos e cheques de Queiroz, que atingem até a primeira-dama… (4)”

 

Voltando ao combate fajuto da corrupção na Petrobrás, ela não prejudicou só a Petrobrás, pois também atingiu os petroleiros, ativos e aposentados, que estão pagando, no mínimo 13% de seus salários, e por 18 anos, por um rombo na Petros, mesmo sem nunca terem sido gestores da Petros.  E a direção da Petrobrás e a diretoria da Petros estão transformando o desconto de 18 anos em vitalício.

 

Por outro lado, o assessor do então candidato Bolsonaro, Paulo Guedes, montou uma quadrilha na Petrobrás com seu assessor Esteves Colnago e outros dando um rombo de R$ 6.5 BI nos fundos de pensão das estatais, entre eles a Petros. Entretanto não foi preso e não paga pelo rombo, como estão pagando os petroleiros, e o mais grave, ainda ganhou de Bolsonaro a chefia do ministério da Economia (13,14).

 

Ou seja, Paulo Guedes foi nomeado ministro da Economia pois contou com a omissão criminosa da Lava Jato, chefiada então pelo juiz Sérgio Moro, que investiga a Petrobrás e a Operação Greenfield, que investiga os Fundos de pensão das estatais.

 

E o pior Paulo Guedes, além de lesar os fundos de aposentadoria dos trabalhadores nas estatais, com a privatização ainda vai tirar seus empregos, como fez com 600 trabalhadores na BR Distribuidora, e os que ficaram na Empresa tiveram redução de 30% nos salarios, ou iam para rua (17)!

 

________________________________________________________________________

 

Fonte: 1 – https://esportes.r7.com/futebol/globo-e-citada-14-vezes-por-delator-do-fifagate-leia-o-documento-17112017

2  – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-historia-da-sonegacao-da-globo-na-compra-dos-direitos-da-copa-de-2002/

3 – https://viniciusgmp.jusbrasil.com.br/noticias/323984120/as-relacoes-entre-a-lava-jato-a-globo-e-a-mossack-fonseca

4 – https://www.ovale.com.br/_conteudo/ideias/2019/09/87012-o-novo-engavetador.html

5 – http://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/3901/petroleiro-denuncia-a-operacao-lava-jato-ao-mpf-veja-na-integra-teor-da-denuncia-protocolada-ontem

6 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-temos-provas-mas-conviccao-o-powerpoint-de-dallagnol-nos-jogou-de-vez-no-paraguai-por-kiko-nogueira/

7 – https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/18/em-conversa-moro-foi-contra-mp-investigar-fhc-melindra-apoio-importante.htm

8 – https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/FHC-seu-filho-e-os-negocios-em-familia/4/35888

9 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/fhc-tem-apartamento-em-nova-york-e-em-paris-diz-mirian-dutra/

10 – http://www.tijolaco.net/blog/a-historia-da-incrivel-fazenda-de-20-dolares-de-fhc-e-seu-aeroporto-de-empreiteira/

11 – https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro-vai-vender-metade-das-refinarias-da-petrobras-para-pagar-dividas/

12 – https://www.sunoresearch.com.br/noticias/br-distribuidora-e-privatizada-apos-venda-de-acoes-pela-petrobras/

13 – https://oglobo.globo.com/brasil/mpf-investiga-paulo-guedes-assessor-de-bolsonaro-por-suspeita-de-fraudes-em-fundos-de-pensao-de-estatais-23145487

14 – https://revistaforum.com.br/politica/paulo-guedes-promove-assessor-denunciado-por-rombo-de-r-55-milhoes-em-fundos-de-pensao/

15 – https://www.nexojornal.com.br/explicado/2018/03/16/Lava-Jato-a-origem-e-o-destino-da-maior-opera%C3%A7%C3%A3o-anticorrup%C3%A7%C3%A3o-do-pa%C3%ADs

16 – https://www.ovale.com.br/_conteudo/ideias/2019/09/87012-o-novo-engavetador.html

17 – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/br-distribuidora-pressiona-funcionarios-a-aderir-a-pdv-sem-dizer-qual-salario-terao-apos-cortes.shtml

 

Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

  • Compartilhe