Publicidade

Número de inscritos no Enem 2020 é menor que em 2012

  • em


 

Pouco mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Desse total, 96 mil optaram pelo Enem Digital, a novidade desta edição. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enem e vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

 

A falta de uma política educacional do MEC em favor dos estudantes de menor renda está provocando uma diminuição na procura pelo Enem. Este ano o número de inscritos é um pouco maior do que no primeiro ano do governo Bolsonaro, mas inferior à quantidade de inscrições em 2012, que foi de pouco mais de 5,8 milhões.

 

Do total de confirmados este ano, 83% efetuaram inscrição gratuita, por atenderem aos critérios de isenção especificados pelos editais ou estarem concluindo o ensino médio em escola pública neste ano.

 

O perfil dos estudantes que farão a prova deste ano é de idade até 20 anos, sendo a maioria de mulheres. Do total, 47% se declararam pardos, 34,7% são brancos, 13,3% são pretos, 2,2% são amarelos, 0,7% são indígenas e os demais optaram por não informar.

 

Por causa da pandemia de covid-19, a data de aplicação do exame ainda é incerta. Os estudantes podem votar até 30 de junho para escolher a melhor data, considerando o adiamento em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas no edital. Entre as opções, estão os meses de dezembro, janeiro ou maio do ano que vem.

 

Com informações do FNDE e do Brasil61

 

  • Compartilhe