Novo governo Lula terá 37 ministérios, anuncia Rui Costa
por Carta Capital em
Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana
O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), confirmou neste sábado 17 que o novo governo do presidente Lula (PT) terá 37 ministérios. Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana, de acordo com o petista.
“Um pedido do presidente foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos”, declarou Costa após reunião com Lula, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Aloízio Mercadante, que comandará o BNDES. “Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”.
Em conversa com jornalistas, o futuro ministro ainda disse que as pastas da Pesca, Cidades, Transportes, Portos e Esporte voltarão a existir. A dos Povos Originários e Gestão serão criadas.
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 23 ministérios.
Como noticiou CartaCapital, integrantes de partidos que devem compor a base aliada de Lula no Congresso Nacional já demonstram insatisfação com a demora do petista para anunciar os seus ministros.
Até o momento, além de Costa na Casa Civil, Lula confirmou Fernando Haddad (PT) na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Flávio Dino (PSB) na Justiça e Segurança Pública, Mauro Vieira no Itamaraty e Margareth Menezes na Cultura.
Os partidos aliados esperavam nesta semana uma sinalização do petista para definir os indicados para os ministérios e secretárias do novo governo. A conclusão é que há espaço de menos e nomes demais.
À reportagem, parlamentares afirmaram que, após a diplomação do presidente e a entrega dos relatórios finais dos grupos de trabalho da transição, é natural que o passo seguinte seja a decisão sobre a quantidade de pastas e quem vai ocupá-las. Havia, no entanto, um obstáculo: A votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados, que foi adiada para a próxima terça-feira 20.
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário