Publicidade

Novo governo Lula terá 37 ministérios, anuncia Rui Costa

  • em



Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana

 

 

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), confirmou neste sábado 17 que o novo governo do presidente Lula (PT) terá 37 ministérios. Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana, de acordo com o petista.

 

 

“Um pedido do presidente foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos”, declarou Costa após reunião com Lula, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Aloízio Mercadante, que comandará o BNDES. “Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”.

Em conversa com jornalistas, o futuro ministro ainda disse que as pastas da Pesca, Cidades, Transportes, Portos e Esporte voltarão a existir. A dos Povos Originários e Gestão serão criadas.

 

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 23 ministérios.

 

 

Como noticiou CartaCapital, integrantes de partidos que devem compor a base aliada de Lula no Congresso Nacional já demonstram insatisfação com a demora do petista para anunciar os seus ministros.

 

 

Até o momento, além de Costa na Casa Civil, Lula confirmou Fernando Haddad (PT) na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Flávio Dino (PSB) na Justiça e Segurança Pública, Mauro Vieira no Itamaraty e Margareth Menezes na Cultura.

 

 

Os partidos aliados esperavam nesta semana uma sinalização do petista para definir os indicados para os ministérios e secretárias do novo governo. A conclusão é que há espaço de menos e nomes demais.

 

 

À reportagem, parlamentares afirmaram que, após a diplomação do presidente e a entrega dos relatórios finais dos grupos de trabalho da transição, é natural que o passo seguinte seja a decisão sobre a quantidade de pastas e quem vai ocupá-las. Havia, no entanto, um obstáculo: A votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados, que foi adiada para a próxima terça-feira 20.

 

Acesse: https://www.cartacapital.com.br/politica/novo-governo-lula-tera-37-ministerios-anuncia-rui-costa/

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *