Publicidade

Nova presidenta do banco dos Brics, Dilma Rousseff é a 1ª mulher a comandar a instituição

  • em



O nome da ex-presidenta da República do Brasil foi indicado pelo governo Lula e, após sabatina, foi aprovado por unanimidade pelos países membros dos Brics

 

 

Indicado pelo governo Lula, o nome da ex-presidenta Dilma Rousseff foi oficializado, na sexta-feira (24), como a nova gestora do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics (confira o que é Brics no final desta matéria). Com isso, Rousseff torna-se a primeira mulher a comandar a instituição.

 

 

De maneira unânime, o nome de Dilma Rousseff foi aprovado, após passar por uma sabatina, pelo comitê da instituição, composto pelos países membros: África do Sul, China, Índia e Rússia.

 

 

O mandato de Dilma Roussef à frente do banco dos Brics vai até julho de 2025. A sede da instituição fica em Xangai, na China. Rousseff deve viajar com o presidente Lula para a China.

 

 

O banco dos Brics tem por objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países membros.

 

 

Dilma e o combate à pobreza

 

Por meio de uma nota, o banco dos Brics declarou que, quando Dilma Rousseff foi presidenta do Brasil priorizou o combate à fome e à pobreza e ampliou os programas sociais no Brasil.

 

 

“Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza no país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU”, diz a nota do Brics.

 

 

Além disso, a instituição reforça que o governo de Dilma defendeu o respeito à soberania dos países, desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.

 

 

“Sob o governo de Dilma Rousseff, o Brasil se fez presente em todos os fóruns internacionais sobre clima e proteção do meio ambiente, culminando em uma decisiva participação do Acordo de Paris”, diz a nota do Brics.

 

 

* O que é BRICS: Segundo a Wikipédia, BRICS é um agrupamento de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico. Trata-se de um acrônimo da língua inglesa que é geralmente traduzido como “os BRICS” ou “países BRICS” ou, alternativamente, como os “Cinco Grandes”.[carece de fontes] O agrupamento começou com quatro países sob o nome BRIC, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China), até que, em 14 de abril de 2011, o “S” acrescido resultou da admissão da África do Sul (do inglês: South Africa) ao grupo.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *