De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Quaest Consultoria, Lula, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), tem o apoio de 45% dos entrevistados, número que o torna o virtual vencedor da corrida ao Palácio do Planalto (sede do executivo).
O rival mais próximo é o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 23%, enquanto o restante dos possíveis candidatos à presidência do país sul-americano não acumulam individualmente 10 pontos percentuais.
A sondagem também perguntou sobre a intenção de votar em um possível segundo turno, etapa em que Lula também aparece como vencedor independentemente de quem seja medido nas urnas.
Segundo a Quaest Consultoria, o ex-presidente e portador padrão do PT soma 50% ou mais da intenção de voto em cada cenário possível, e seus rivais mais próximos seriam Bolsonaro e o ex-juiz Sergio Moro, com um apoio de 30 pontos percentuais em cada caso.
A pesquisa também mostra o baixo nível de aceitação da gestão do governo Bolsonaro, reprovado por metade dos entrevistados, enquanto 55% disseram que o país tem “uma situação pior do que o esperado”
A pesquisa também mostrou que a maioria dos entrevistados é a favor da vacinação anti-Covid-19 em menores, critério contrário à campanha do presidente, que banalizou publicamente o impacto negativo da doença naquele grupo populacional.
72% apoiaram a imunização imediata de crianças menores de 5 a 11 anos de idade, apenas 20% discordaram, e o restante está agrupado entre os indecisos, aqueles que não sabem sobre o assunto e aqueles que não responderam.
Dados oficiais do Ministério da Saúde do Brasil relatam a morte de mais de 300 bebês da faixa etária acima mencionada em decorrência de complicações respiratórias associadas ao Covid-19.
Em uma aparição na televisão, Bolsonaro igualou o número de óbitos a zero para justificar os obstáculos à imunização de menores exigidos pela sociedade brasileira e pela comunidade científica.
A pesquisa da Quaest Consultoria foi paga pela Genial Investimentos e foi realizada de 6 a 9 de janeiro com um grupo de duas mil pessoas de todas as regiões do país.
Foi registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral e o nível de confiança no processamento de dados é de 95%.
Deixe um comentário