Publicidade

Nova etapa da pesquisa da UFPEL sobre Covid-19 será feita no RS neste final de semana

  • em


Mais uma etapa da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em nove municípios gaúchos, será realizada neste final de semana. O estudo investiga a Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid-19). Será a sétima rodada de entrevistas e testes rápidos para o novo coronavírus.

 

Profissionais, voluntários da área da saúde visitarão 500 domicílios, em cada cidade. No total, serão 4,5 mil pessoas entrevistadas e testadas nas cidades de Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. A partir deste sábado, dia 15 até segunda-feira, dia 17.

 

“Fazemos um Raio-X do coronavírus no Estado. É o único estudo populacional do mundo a realizar sete fases de acompanhamento com a população das mesmas cidades”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, que integra a coordenação do estudo na UFPEL.

 

Os dados mais recentes da pesquisa, feita em parceria com o governo estadual, identificaram que a proporção de pessoas com anticorpos para o coronavírus dobrou no Rio Grande do Sul no intervalo de um mês. A pesquisa estima o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19, obtém cálculos precisos da letalidade e avalia a velocidade disseminação do contágio ao longo do tempo.

 

Foto – UFPEL/Divulgação

 

Com informações da UFPEL
  • Compartilhe