“Fortalecer o Partido para o enfrentamento”. Este é o lema defendido pelo presidente Francimar Melo, que prega a unidade das forças de esquerdas e do campo democrático e popular para garantir o êxito eleitoral no pleito de 2024. Ele está otimista com o cenário político atual e quer aproveitar a euforia da eleição de Lula e o tratamento dispensado pelo governo ao estado do Maranhão, para acelerar o processo eleitoral. A escolha do estado para o lançamento de doisimportantes programas como o Novo PAC e o Plano Safra para a agricultura familiar, animou os petistas para buscar novas filiações e ampliar o poder político local para a disputa do próximo ano.
O “Efeito Lula” que fez o partido voltar a crescer com a migração de 51 novos prefeitos de outras legendas para o PT e que aderiram ao time de Lula, é outro fator que anima os membros da direção no estado. O Partido dos Trabalhadores saiu de 183 prefeitos para 234 novos gestores. O Nordeste é responsável por boa parte destes novos prefeitos filiados, principalmente no Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte, onde o PT é governo.O Diretório Estadual quer acompanhar o crescimento do Partido em todo o Brasil, para melhorar seu desempenho eleitoral em todo estado.Para isso, uma extensa agenda de mobilização foi montada com a realização de 12 plenárias realizadas pelo interior com cursos de formação política e campanhas de filiação, culminando com a realização do Encontro Estadual.
“Queremos eleger pelo menos 40 candidatos, entre prefeitos e vices, nestas eleições, porque o cenário nos favorece”, explica o presidente Francimar, argumentando que além de ser o Partido de Lula, O PT participa de ambos os governos: O federal e o estadual, onde tem o vice-governador Felipe Camarão, do Governo Carlos Brandão e importantes cargos na administração ocupando secretarias estratégicas.
Para a disputa eleitoral de 2024, o PT sinaliza com 16 candidaturas de prefeitos nas principais cidades, além de participar com alianças ou candidaturas da Federação e de futuras alianças que virão a se concretizar. Cidades como São Luís (onde deve indicar a vice), Imperatriz (vereador Aurélio Gomes), Balsas (vereadora Fransuíla Farias), Caxias, Codó, entre outras e a reeleição de Coroatá, com Luiz Filho, Brejo, Zé Farias e Barra do Corda, Marcos da Unilar (vice).
O otimismo petista fica evidente nos encontros e plenárias que realizou, onde ganhou corpo um jargão: Difícil foi ganhar Santa Quitéria do Maranhão, em 1982, e nós ganhamos. numa alusão à primeira prefeitura eleita pelo Partido dos Trabalhadores, juntamente com Diadema, no Grande ABC – berço do nascimento do PT.
(*) Osni Calixto, jornalista. Poeta e escritor.
Foto da capa: Imperatriz, uma das doze plenárias estaduais de Formação Política. Fotos: Zeqroz Neto
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário