Publicidade

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, FBSP lança Anuário e informa que estupro cresceu 88,4%

  • em



O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) lançou, nesta terça-feira (28), o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública com dados de 2021. No levantamento, o Fórum mostra que houve um aumento de 88,4% no número de casos de estupro em LGBTI+ em 2021 em relação ao ano de 2020

 

Os dados revelam também que, para essa população, houve aumento no número de homicídios dolosos, que são aqueles em que há intenção de matar. O recorte registra uma alta de 7,2% nas notificações nesse tipo de crime, em relação ao ano de 2020. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública consolida dados do setor de segurança pública no Brasil em 2021.

 

 

A pesquisa é realizada anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e utiliza fontes oficiais dos órgãos públicos responsáveis. Em relação à violência contra mulheres, LGBTQIA+, negros, indígenas etc., o Anuário traz o número de mortes violentas, estupros e tentativas de estupro.

 

 

Violência sexual

 

 

Em relação à violência sexual, os dados mostram que, em 2020, o balanço computou 167 homicídios dolosos [intencionais] contra essa população. Em 2021, foram computadas 179 mortes. O número deve ser ainda maior já que diversos estados deixaram de divulgar essas informações. Outro crime que também apresentou alta estatística foi a lesão corporal dolosa contra as pessoas LGBTQIA+, que passou de 1.271 notificações para 1.719, um crescimento de 35,2%.

 

 

O  levantamento também mostra que a quantidade de estupros subiu de 95, em 2020, para 179, em 2021. Já a quantidade de homicídios notificados aumentou de 157 para 179. O estado com mais casos registrados foi Pernambuco. O número de homicídios entre a população LGBTI+ foi diferente daquele registrado para a população em geral. Sem recorte de gênero, o número de mortes violentas diminuiu em 6,5%.

 

 

O Anuário também aponta para um aumento de 147,4% nos casos de racismo por homofobia ou transfobia, que saltaram de 11 em 2020 para 321 em 2022, o que representa uma taxa de 0,5 ocorrências a cada 100 mil habitantes. O território com pior resultado nesse índice foi o Distrito Federal, com 2,0 ocorrências a cada 100 mil habitantes.

 

 

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, o pesquisador do Fórum, Dennis Pacheco, disse que, apesar de ser constatado um aumento nos registros, não é possível afirmar que o número de casos também subiu. A quantidade de notificações pode indicar que mais vítimas estejam comunicando mais às autoridades os episódios de violência que sofreram. Ou seja, os crimes estão saindo do campo das subnotificações e sendo denunciados.

 

 

“Uma das hipóteses é que o aumento do debate público sobre o assunto implicou o aumento dos registros, por causa de um sentimento de que poderia haver processamento adequado da denúncia por parte das instituições de segurança pública”, afirmou Pacheco.

 

 

Ele disse ainda que os dados referentes à população LGBTI+ é “baixíssima”, pois muitos estados não monitoram esse tipo de violência de forma eficiente, o que levou a lacunas dentro do próprio Anuário. Clique aqui e acesse o anuário na íntegra.

 



SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com