Publicidade

No 3º dia de treinamento, Exército dos EUA faz exercício de tiro com tropas brasileiras no Rio

  • em



Cerca de 240 militares do exército norte-americano realizam nesta semana um exercício conjunto com tropas brasileiras em Resende, no interior do Rio de Janeiro.
Na quarta-feira (8/12), as tropas dos dois países fizeram disparos com munição real de artilharia e usaram helicópteros, lança foguetes, blindados e metralhadoras pesadas ao longo dos treinamentos.
Segundo publicação do jornal O Estado de São Paulo, o general Tomás Paiva, comandante do Comando Militar do Sudeste, disse que o Exército brasileiro está pronto para ser uma tropa expedicionária e atuar “dentro e fora do Brasil”.
Segundo o general, o treinamento conjunto permite avaliar o preparo das tropas brasileiras, tanto em armamento como em estratégias de combate.
Já o tenente-coronel Michael Harrison, comandante da 101ª Brigada Aerotransportada dos EUA, comentou que “essa é uma ótima oportunidade de nós aprendermos como o Brasil pensa, como planeja e como luta”.

 

Durante 35 minutos de treinamento, as tropas do Exército brasileiro sustentaram os ataques do inimigo para defender uma posição estratégica conhecida como “cabeça de ponte”, nas colinas da zona rural de Resende.

O avanço da tropa “oponente” começou a ser barrado pelos disparos de metralhadora calibre .50 que guarneciam quatro helicópteros Esquilo já no primeiro minuto de guerra.
Seis blindados Guarani e Cascavel dispararam seus canhões sobre as posições inimigas, enquanto a linha de defesa com soldados camuflados em “tocas” trocaram tiros de fuzil e metralhadora.
O veículo blindado de transporte de pessoal Guarani, em 24 de novembro de 2014. Foto de arquivo. © Reprodução / Exército Brasileiro
O veículo blindado de transporte de pessoal Guarani, em 24 de novembro de 2014. Foto de arquivo. © Reprodução / Exército Brasileiro

 

Durante o exercício de tiro defensivo, foram usadas munições reais. Foram disparados 30 mil tiros de fuzil IA2 556, 12 mil tiros de metralhadora MAG 762, 4,5 mil de metralhadora .50, 12 granadas de morteiro 60 mm, 24 granadas de morteiro 81 mm, 32 granadas de canhão 84 mm, 10 granadas de canhão 90 mm, além de 45 granadas de mão e 34 de obuseiro 105 mm.
Os Exercícios de Rotação e Operações Combinadas (CORE, na sigla em inglês), também chamado de CORE 21, é uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos iniciada no início deste ano.
“Você interage e verifica o que eles estão fazendo de diferente e o que nós estamos fazendo de diferente”, afirmou o general brasileiro Tomás Ribeiro Paiva, comandante militar do Sudeste.
Segundo ele, foi realizada a simulação de uma manobra defensiva. Nela, tropas brasileiras e dos EUA são mobilizadas rapidamente para defender uma região desprotegida contra um exército inimigo.
Adestramento conjunto de salto livre operacional (SLOP) entre as Forças Singulares: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2021
Adestramento conjunto de salto livre operacional (SLOP) entre as Forças Singulares: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Foto de arquivo © Foto / COpEsp



 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *