Publicidade

‘Não apoiamos genocídios’: presidente da Colômbia cogita romper relações com Israel

  • em



Fala veio após governo israelense convocar embaixadora colombiana em reprimenda às críticas de Petro a ataques em Gaza

 

 

 

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que pode romper relações diplomáticas com Israel e que seu governo “não apoia genocídios”. As declarações, publicadas pelo mandatário em suas redes sociais neste domingo (15), vêm após o governo israelense convocar a embaixadora da Colômbia no país, Margarita Manjarrez, para prestar esclarecimentos por conta das críticas de Petro aos ataques de Israel à Faixa de Gaza.

 

 

 

No meio diplomático, o ato de convocar o embaixador de determinado país representa uma medida de desagravo e costuma gerar tensões entre os governos envolvidos. Além disso, o governo israelense anunciou a suspensão de exportações de “materiais de segurança” à Colômbia em represália à postura de Petro.

 

 

::Israel e Palestina: uma guerra sem fim::

 

 

 

No domingo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat, afirmou que o país “condena as declarações do presidente que refletem um apoio às atrocidades cometidas pelos terroristas do Hamas, reanimam o antissemitismo, afetam os representantes do Estado de Israel e ameaçam a paz da comunidade judaica na Colômbia”.

 

 

 

Petro, por sua vez, disse que “o presidente da Colômbia não pode ser insultado” e que “se tivermos que suspender relações exteriores com Israel, suspenderemos; não apoiamos genocídios”.

 

 

 

::Rússia defende Palestina e faz contrapeso à política dos EUA no Oriente Médio::

 

 

 

Além disso, o mandatário mencionou a atuação dos ex-militares israelenses Yair Klein e Rafi Eitan, que trabalharam como mercenários e prestaram serviços a grupos paramilitares colombianos na década de 1980. “Algum dia, o exército e o governo de Israel nos pedirão perdão pelo que seus homens fizeram em nossa terra desatando o genocídio”, disse.

 

 

 

Conhecido por sua postura em defesa da causa palestina, o presidente colombiano vem se pronunciando contra os ataques israelenses à Gaza desde o início das operações. No entanto, uma publicação feita por Petro na última segunda-feira (9) foi o que desencadeou a reação do governo israelense.

 

 

 

::Enquanto Israel insinua invasão por terra, mundo árabe dá primeiros sinais de resistência::

 

 

 

O mandatário colombiano repercutiu declarações do ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant, anunciando um bloqueio total contra Gaza e dizendo que o país estaria “lutando contra animais humanos”.

 

 

 

“Isso era o que os nazistas diziam dos judeus”, escreveu Petro. “Os povos democráticos não podem permitir que o nazismo se restabeleça na política internacional. Israelenses e palestinos são seres humanos sujeitos ao direito internacional”, disse.

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com