Publicidade

Museu do Aljube reaviva a memória de Allende e do golpe de Estado no Chile

  • em



Portugal homenageia ex-presidente do Chile, Salvador Allende, assassinado pela ditadura civil-militar sob o comando do general Augusto Pinochet, com quatro filmes documentais. Matéria do site Abril Abril informa que os quatro filmes “dão corpo ao ciclo de cinema que o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade dedica à comemoração do 50º aniversário do golpe de Estado fascista no Chile

 

 

«Através da projecção de filmes representativos do período da Unidade Popular e logo após o golpe de Estado de 11 de Setembro de 1973», o museu associa-se às comemorações.

 

 

Trata-se de quatro documentários do Archivo de la Cineteca Nacional de Chile, que compõem um ciclo organizado pelo Colectivo Chile50Portugal: Memoria y Resistencia. 1973-2023, informa o museu no seu portal.

 

 

Canto libre, de Claudio Sapiaín (1979, 78 min), exibido no passado dia 2, segue-se, na próxima segunda-feira, dia 11 (às 18h), o documentário Compañero Presidente, de Miguel Littín (1971, 65 min).

 

 

Sobre o filme, diz-se: «Em 1971, o filósofo francês Régis Debray (famoso por ter participado com Che Guevara no raide boliviano que lhe veio a custar a vida) chegou ao Chile para conhecer a experiência particular da revolução chilena.»

 

 

«Em Janeiro desse ano, apenas dois meses após a chegada ao poder da Unidade Popular, Debray encontrou-se longamente com Salvador Allende e conversou com ele sobre as características do processo e os desafios, tanto ideológicos como políticos, envolvidos numa tal tentativa», lê-se ainda na sinopse.

 

 

Serão também exibidos no âmbito deste ciclo, dia 23 (às 16h), os filmes documentais Dulce Patria, de Andrés Racz (1984, 61 min), e Rebelión Ahora, de Rodrigo Gonçalves (1983, 17 min).

 

 

 

Fonte: Abril Abril




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com