Publicidade

MPF entra com ação contra Bolsonaro por manter “Wal do Açaí” como funcionária-fantasma até 2018

  • em



Contratada por Bolsonaro, Walderice recebeu por 15 anos sem nunca ter dado expediente em Brasília, diz MPF

 

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, conhecida como “Wal do Açaí”.

 

Em 2003, o então deputado federal Jair Bolsonaro indicou Walderice para o cargo de secretária do seu gabinete em Brasília. Ela só foi exonerada em agosto de 2018, quando denúncias de que ela seria uma funcionária-fantasma foram divulgadas pela imprensa.

 

A ação pede a condenação de Bolsonaro e da ex-funcionária, além da devolução do dinheiro público que teria sido desviado. Segundo as investigações, Walderice passou mais de 15 anos sem nunca ter ido a Brasília, onde supostamente trabalhava.

 

Ainda conforme o MPF, ela e seu companheiro prestavam serviços particulares para Bolsonaro. Entre eles, os cuidados com a casa e com os cachorros dele na Vila Histórica de Mambucaba, no Rio de Janeiro. Além disso, a assessora de Bolsonaro trabalhava em uma loja de açaí na mesma região.

 

A análise das contas bancárias de Walderice, conforme as investigações, revelou movimentação atípica. Mais de 80% do dinheiro recebido por ela foi sacado em espécie. Em alguns anos, os saques correspondem a 95% do salário.

 

Bolsonaro sabia de tudo, diz MPF

 

O MPF acusa Bolsonaro de saber que Walderice não trabalhava em seu gabinete. Ainda assim, ele teria mentido ao atestar a presença dela em Brasília para comprovar a jornada mínima exigida pela Câmara dos Deputados, de 40 horas semanais, e liberar o pagamento dos salários.

 

Na ação, o MPF também diz que Bolsonaro sabia que Walderice e o marido prestavam serviços de natureza particular na sua residência.

 

“As condutas dos requeridos e, em especial, a do ex-deputado federal e atual presidente da República Jair Bolsonaro, desvirtuaram-se demasiadamente do que se espera de um agente público”, escreveu o MPF na ação.

 

“No exercício de mandato parlamentar, não só traiu a confiança de seus eleitores, como violou o decoro parlamentar, ao desviar verbas públicas destinadas a remunerar o pessoal de apoio ao seu gabinete e à atividade parlamentar”, continua o documento.

 

Distribuída à 6ª Vara Federal do Distrito Federal, a ação usa jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) para sustentar que atos de improbidade praticados antes da posse como presidente da República não estão sujeitos à imunidade prevista pela Constituição, que é restrita à esfera penal, e nem se tornam crimes de responsabilidade em função do exercício da presidência.

 

Do Brasil de Fato com edição de Rodrigo Durão Coelho




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com