Publicidade

Movimento Black Lives Matter indicado ao Prêmio Nobel da Paz

  • em


O movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam) foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 pela forma como seu apelo por uma mudança sistêmica se espalhou pelo mundo.

 

O deputado norueguês Petter Eide disse, no documento que entregou para justificar a indicação, que o movimento forçou países fora dos EUA a lutar contra o racismo em suas próprias sociedades.

 

“Acho que foi um dos principais desafios que vimos na América, mas também na Europa e na Ásia. É o tipo de conflito crescente baseado na desigualdade”, disse Eide.

 

Para o parlamentar, o Black Lives Matter se tornou um movimento mundial muito importante para combater a injustiça racial.

 

“Eles tiveram uma grande conquista no aumento da consciência global e da consciência sobre a injustiça racial”, afirmou.

 

Na contramão do mundo, o presidente da Fundação Palmares no governo Bolsonaro, Sérgio Camargo, escreveu no Twitter, no ano passado, sem apresentar nenhuma prova, que o movimento antirracista Black Live Matters é um “lixo esquerdopata”, referindo-se ao movimento que ganhou ainda mais força nos EUA depois da morte de George Floyd, em maio de 2020, assassinado por policiais.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *