Publicidade

Morre Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai

  • em


Neste domingo, 6 de dezembro, morreu em Montevidéu o ex-presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que lutava contra um câncer de pulmão. Ele foi presidente do Uruguai por duas vezes. O primeiro mandato foi de 2005 até 2010, quando foi sucedido por José “Pepe” Mujica. Em 2015 voltou ao cargo, que deixou em março deste ano para dar lugar ao atual mandatário, Luis Lacalle Pou.

 

O ex-presidente Lula lamentou a morte de Vázquez e, em nota, afirma: “Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul”. A nota diz ainda: “Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e ao povo uruguaio, que preservará a memória e o legado de Tabaré Vázquez”.

 

Tabaré Vázquéz  /  Foto: Presidência do Uruguai

 

A família de Tabaré Vázquez publicou o seguinte comunicado após sua morte:

 

“Montevidéu, 6 de dezembro de 2020.

 

É com grande dor que comunicamos o falecimento de nosso querido pai Dr. Tabaré Vázquez, às 3 horas da manhã, por causas naturais de sua doença oncológica.

 

Dada a Emergência Sanitária devida à covid-19, levando em consideração as medidas estabelecidas e/ou sugeridas pelo governo nacional e pelo governo departamental de Montevidéu, e em consonância com a permanente preocupação de nosso pai pela saúde de todos os uruguaios, expressamos o vontade de nossa família em relação aos atos de sua despedida:

 

– Em virtude dos Protocolos Sanitários estabelecidos pelo governo nacional, decidimos não realizar um velório. Seus filhos e netos se despedirão de você em uma cerimônia reservada e íntima.

 

– O cortejo fúnebre sairá às 13h da esplanada da Administração Municipal de Montevidéu até o Cemitério de La Teja pelo seguinte trajeto: Av. 18 de Julho, rua Rio Negro, Av. Libertador, Av. De las Leyes (Desvio do Palácio Legislativo), Av. Agraciada, Av. Carlos María Ramírez.

 

– O enterro será no Cemitério La Teja, também será uma cerimônia intimista reservada para filhos e netos.

 

– Instamos a população a se juntar a nós nestes atos de suas casas através da cobertura jornalística.

 

– Da mesma forma, solicitamos veementemente a quem opte por receber pessoalmente a procissão que o faça desde as calçadas, evitando multidões, mantendo distância física, usando máscaras faciais e tomando todas as medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes.

 

– Os cumprimentos de condolências e oferendas de flores serão recebidos na Empresa Rogelio Martinelli, responsável pela prestação do serviço funerário.

 

Agradecendo o carinho, respeito e compreensão demonstrados pelo povo uruguaio no contexto e circunstâncias em que vivemos hoje, saudamos calorosamente “

  • Compartilhe