Publicidade

Morre Padre Jaime Crowe, referência na luta contra a violência em SP

  • em



Ele denunciou e lutou contra violações de direitos humanos no Jardim Ângela, na Zona Sul de SP

 

Morreu nesta segunda-feira (20) o padre Jaime Crowe, conhecido por denunciar a violência e a violação de direitos humanos no Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo. A Diocese do Campo Limpo afirma que o padre estava na Irlanda, sua terra natal, e morreu em decorrência de um infarto enquanto realizava exames no Limerick Regional University.

Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do padre. “Com tristeza recebi a notícia do falecimento do Pe. Jaime Crowe, que tanto fez pelo Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, liderando a comunidade em defesa da paz e da vida. Meu abraço fraterno aos amigos e admiradores do padre Jaime.”

O ministro Fernando Haddad também foi às redes sociais para falar da importância do padre Jaime Crowe e dos seus sentimentos com a notícia da morte.

O padre chegou ao Brasil em 1969 e desde 1986 esteve no Jardim Ângela. Na paróquia Santos Mártires, denunciou violações de direitos humanos e a violência.

Ele criou a Sociedade Santos Mártires, associação civil e beneficente, sem fins lucrativos que atua na região do M’Boi Mirim (Jd. Ângela e Jd. São Luís).

Através de seu trabalho, mobilizou a população local para cobrar as autoridades. Em 2005, ele recebeu o prêmio Prêmio USP de Direitos Humanos e, em 2016, o Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.

A Sociedade Santos Mártires publicou uma nota em que agradece ao trabalho realizado pelo religioso.

É com muito pesar que a Sociedade Santos Mártires comunica o falecimento do Padre Jaime Crowe, ocorrido nesta madrugada (20/2) na Irlanda, em decorrência de uma parada cardíaca. Uma vida dedicada à luta pela equidade, pelos direitos humanos e pela paz para todas as pessoas. Neste momento, ainda nos faltam palavras para agradecer tudo o que o Padre Jaime nos ensinou com simplicidade, amor e carinho para com o próximo. Seu legado jamais será esquecido, e seus ensinamentos sempre estarão em nossos corações, afinal, como ele sempre parafraseou um provérbio africano: “Gente simples, fazendo coisas simples em lugares de pouca importância geram grandes transformações”. Que Deus conforte sua família e nossos corações. Saudações corintianas“.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *