Publicidade

Morre a atriz Moema de Osiris

  • em



O conselho editorial e a diretoria do Jornal Brasil Popular informa, com doloroso pesar, o falecimento de Moema de Osiris, nesta quinta-feira (30/12) aposentada e profissional de atividade física, atriz, coreógrafa, poeta.

 

 

 

O velório será nesta sexta-feira (31/12), das 14h às 16h, na Capela 4, do Campo da Boa Esperança, na Asa Sul. O sepultamento será às 16h30.

 

 

 

O Coletivo Ecofeminista Reflexão Prática PT DF escreveu uma nota em homenagem à Moema de Osiris Aquere de Cerqueira. Com o título “Viver com arte”, o coletivo lamentou a morte da “companheira do PT” e informou que ela era “moradora do Gama, era atriz, professora de Educação Física aposentada, formada recentemente, em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina”.

 

 

 

Uma das lideranças feministas do grupo, Maria Ricardina Almeida, informa que Moema “integrava com muita poesia o Coletivo Ecofeminista Reflexão Prática PT DF e soube sempre fazer da vida um ato de força e de coragem, com muita delicadeza, amizade e graça. Seu amor à arte e sua dedicação à causa da pessoas com deficiência será sempre exemplo, para para todos e todas que partilharam de sua amizade e dedicação nas nossas lutas por um mundo melhor e mais justo”, disse.

 

 

 

Em setembro deste ano, Moema ganhou as páginas dos jornais não por uma de suas apresentações, mas pela sua formatura em artes cênicas, aos 78 anos, pela Faculdade Dulcina de Moraes.

 

 

 

O diploma, segundo matéria do G1, foi “uma conquista que a moradora do Distrito Federal almejava desde a juventude, mas que foi deixado de lado em função da família e da carreira como professora de educação física”.

 

 

 

Faltando pouco para a formatura, marcada para o dia 24 de setembro, ela disse ao G1 que “os sonhos não envelhecem, apenas esperam a hora de serem realizados“.

 

“Eu sempre tive esse sonho de fazer teatro. Quando me senti livre, independente e podendo para pagar uma faculdade, eu disse por que não?”

 

 

Ainda segundo o G1, Moema nasceu em Salvador, mas cresceu em diversos cantos do pais. O pai dela era médico do Exército Brasileiro e família vivia mudando de cidade, lembra a baiana.

 

 

A primeira vez que subiu ao palco foi em concurso de talentos em Aquidauma, no Mato Grosso do Sul. Moema tinha 4 anos.

 

 

desde criança decorava o conteúdo dos discos de histórias infantis e fazia “todas as vozes e personagens, na íntegra”. Mas, na adolescência, lembra que “esse amor ficou guardado na gaveta da censura doméstica”.

Como não poderia seguir carreira artística, ela se formou em educação física. Durante 50 anos, foi professora e, na tarefa de educar, diz que usava o talento de artista a seu favor.

“Geralmente, as pessoas associam educação física a jogar bola. Mas ela é um leque muito grande de possibilidades. Eu sempre estive na vertente do trabalho corporal, da expressão corporal, da dança e da ginástica. Isso tem muito a ver com o teatro”, diz ela.

Clique aqui e confira um breve histórico da vida de Moema de Osiris.




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *