Publicidade

Morre aos 81 anos Jacó Bittar, um dos fundadores do PT, da CUT e do Sindicato dos Petroleiros de Paulínia

  • em



Jacó Bittar foi um dos expoentes no então novo sindicalismo nos anos 1970. Fundou o sindicato dos petroleiros de Paulínia, o PT e a CUT. Concorreu ao governo de São Paulo e foi prefeito de Campinas

 

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26), aos 81 anos, o ex-prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar, um dos fundadores do PT. Ele lutava contra a doença de Parkinson. A informação foi divulgada pelo vice-prefeito de Campinas e presidente municipal do PSB, Wandão Almeida. Bittar era filiado ao partido desde 1991. Ele deixou o PT por discordâncias com Antonio Costa Santos, o Toninho do PT.

 

“Jacó Bittar nos deixa hoje, mas seu exemplo, seus ensinamentos e seu legado permanecem vivos. Aprendemos com ele que não se faz nada grandioso sem que se pense com grandeza”, escreveu Almeida em rede social. Bittar também participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e concorreu ao governo de São Paulo em 1982, obtendo 9,6% dos votos.

 

Ele sofria de Parkinson há alguns anos e a morte decorreu de complicações da doença. Bittar foi um dos fundadores do Sindicato dos Petroleiros de Paulínia, São Paulo, em 1973. Foi um dos expoentes do movimento sindical que abalou a ditadura naquela década. Ao lado de líderes como o ex-presidente Lula, Olívio Dutra e Luiz Gushiken, foi um dos fundadores do PT, em 1980. Disputou a primeira eleição da legenda em 1982, concorrendo ao Senado – com a atriz Lélia Abramo de suplente – na chapa que tinha Lula candidato a governador e Hélio Bicudo de vice.

 

Em 1983, participou da fundação da CUT e, em 1988, foi eleito prefeito de Campinas, terceira maior cidade do estado de São Paulo. Em 1991, quando ainda era prefeito de Campinas, saiu do PT e se filiou ao PSB. Mas sempre foi muito respeitado pelos amigos do PT. Recentemente, Jacó Bittar recebeu visita de Lula em sua casa (foto).

 

Há poucos dias, Jacó Bittar recebe Lula em sua casa (Reprodução Twitter)
Há poucos dias, Jacó Bittar recebe Lula em sua casa (Reprodução Twitter)

Despedida

 

O ex-prefeito Jonas Donizette disse à CBN que Campinas perde um grande líder. “Era uma pessoa muito querida, especialmente pelas pessoas da periferia da nossa cidade. Fica o nosso sentimento e a saudade”, afirmou. O velório de Jacó será a partir das 11h30 na Capela do Cemitério da Saudade, em Campinas. O enterro está previsto para às 16h30, no Cemitério de Sousas.

 

Do 247 e RBA com edição do Jornal Brasil Popular




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *