Faleceu na manhã desta sexta-feira (20), aos 78 anos, a ex-primeira-dama do Rio Grande do Sul Judite Dutra, esposa de Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-presidente do PT, ex-deputado federal constituinte e ex-ministro das Cidades no primeiro governo Lula.
A informação foi divulgada na página de Olívio no Facebook, por volta das 7h30min, e replicada em vários veículos de imprensa, incluindo aí a imprensa sindical. A CUT Brasil fez uma matéria sobre o falecimento da ex-primeira-dama e o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota de pesar.
Judite Dutra sofria de diabetes e vinha se submetendo a três sessões semanais de hemodiálise há quase 1 ano. Estava internada há cerca de 10 dias. Filiada e militante do PT desde a fundação do partido, ela era militante do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato). Além do marido, deixa dois filhos e dois netos.
Ela nasceu em Rolador, Região das Missões, em 12 de novembro de 1943, e desde menina morou em São Luiz Gonzaga, onde ingressou no magistério, se formou para professora e se casou com Olívio. Depois, o casal se mudou para Porto Alegre. Judite era é professora estadual aposentada e teve os dois filhos: Espártaco (52) e Laura (51). Tem dois netos: Lorenzo e Benício.
Ainda segundo as redes sociais de Dutra, ela faleceu na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 6h, por complicações da diabetes. Estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. O velório está previsto para ocorrer neste sábado (21), a partir de 8h30 no Crematório Angelus (Av. Porto Alegre, 320 – Medianeira). A cerimônia de despedida/cremação será às 11h0.
Em nota, o PT em Porto Alegre lamentou a morte da ex-primeira-dama e ressalta a atuação dela na militância do partido. Confira.
JUDITE, PRESENTE!
O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Porto Alegre expressa, com muita dor e tristeza, nossos sentimentos pela perda da querida Dona Judite.
Judite foi uma grande militante e construtora do PT, porém também foi uma companheira solidária, fraterna e acolhedora com todas as pessoas. Foi incansável na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e das mulheres. Como presidenta do antigo MAPA e do CMDCA atuou fortemente para que o Estatuto da Criança e dos Adolescentes fosse implantado na cidade, efetivando a politica de assistencial social na gestão municipal. Ao organizar a primeira eleição dos conselhos tutelares, Porto Alegre torna-se a primeira capital a realizar esta eleição.
Dona Judite deixa um legado de exemplo de integridade e militância inspiradora para várias gerações que lutam por um país mais justo e solidário.
Nossa solidariedade ao querido mestre Olívio Dutra, Laura, Espartaco e netos, nossa solidariedade nesse momento doloroso.
Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário