Milhares de pessoas foram às ruas de todas as capitais e outras 200 cidades do País para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a vacinação imediata de toda a população, o auxílio emergencial de R$ 600 reais, o fim da privatização da Eletrobrás, dentre outras reivindicações.
Em entrevista à TV 247, Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP), uma das entidades que organizaram os atos deste 29 de Maio, disse que os protestos ocorreram em 213 cidades do país e 14 do exterior.
O mote desta manifestação foi “Vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro”. Nas redes sociais, a manifestação ocorria paralela com as hashtags: #ForaBolsonaro #Vacinanobraçocomidanoprato #chegademortes #ChegaDeFome #29MForaBolsonaro.
VEM PRA RUA!
É PELA SAÚDE, PELA EDUCAÇÃO, POR MAIS VACINAS!
É FORA BOLSONARO!#29MForaBolsonaro #29MPovoNasRuas #29M #ForaBolsonaro pic.twitter.com/QyugKgUOy4
— Ana Hikari (@_anahikari) May 29, 2021
A população respondeu à convocação das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e foi às ruas, mesmo respeitando as medidas de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.As imagens de todo o País mostram o tamanho da adesão maciça da populão ao movimento convocado pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
O que o motiva a ir às ruas hoje?#29MForaBolsonaro Foto @MidiaNINJA em SP pic.twitter.com/2xGGhA0VmJ
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) May 29, 2021
Só em Recife, Pernambuco, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco decidiu apresentar seu espetáculo de brutalidade contra quem se manifesta com legitimidade e em defesa do Brasil, sua soberania e, sobretudo, em defesa da vida. Dentre várias outros manifestantes, agrediu a vereadora Liana Cirne Lins (@LianaCirne) com spray de pimenta pela Polícia Federal quando tentava dialogar para parar a repressão aos manifestantes em Recife.
Pra quem não acompanhou a violência da PMPE nos atos #ForaBolsonaro do #29M pic.twitter.com/ihNLT9PjEF
— Liana Cirne Lins (@LianaCirne) May 29, 2021
O trabalhador Daniel Campelo da Silva, 51 anos, perdeu o olho esquerdo, neste sábado (29), após ser alvejado por uma bala de borracha disparada por um policial .O tiro foi dado em repressão à manifestação pacífica contra Jair Bolsonaro que aconteceu no Recife e em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior. Na mesma manifestação, a vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida pela Polícia Militar com spray de pimenta em seu rosto.
Em São Paulo, a multidão tomou a Avenida Paulista e a Avenida Consolação. Um drone que sobrevoou a Avenida Paulista neste #29MPovoNasRuas ajudou a mostrar o tamanho da gigantesca manifestação a favor do impeachment do Presidente da República.
Drone sobrevoa a Avenida Paulista neste #29MPovoNasRuas e ajuda a ter uma noção da quantidade de brasileiros que se manifestam a favor do impeachment de Bolsonaro.#ForaBolsonaroGenocida pic.twitter.com/6Yhr3LL6Fi
— Mario Lago Filho (@mariozinholago) May 29, 2021
Avenida Consolação, São Paulo, #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/oGP6iD1Pkh
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) May 29, 2021
A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Horfmann (PR) fez várias postagens da manifestação durante o dia. Numa das últimas, ela declarou: “Os atos hoje foram grandes no Brasil. Participei em São Paulo, Av. Paulista. Muita, muita gente. Todo mundo de máscara, na luta p/ vencer esse tormento do Bolsonaro. Solidariedade ao povo q enfrenta todos os dias o vírus p/ sobreviver. Nas ruas, redes, todos certos em gritar #ForaBolsonaro”. Guilherme Boulos, um dos principais articuladores da mobilização deste sábado, liderança nacional do PSOL e do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) em São Paulo e no País, disse, em entrevista ao El País que “não dá para olhar passivamente o Brasil sangrar até 2022, perdendo vidas à espera das eleições”.
Os atos hj foram grandes no Brasil. Participei em SP, av Paulista. Muita, muita gente. Todo mundo de máscara, na luta p/ vencer esse tormento do Bolsonaro. Solidariedade ao povo q enfrenta todos os dias o vírus p/ sobreviver. Nas ruas, redes, todos certos em gritar #ForaBolsonaro pic.twitter.com/OQErOCqB18
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 29, 2021
Em Brasília, uma multidão ocupou a Esplanada dos Ministérios e manteve dois pontos de concentração: um na frente do Congresso Nacional e, outro, em frente ao Museu Nacional. Assim como em São Paulo e Brasília, todas as capitais e outras centenas de cidades tiveram suas ruas tomadas pela marcha convocada pelos movimentos sociais, sindical, estudantil, dos Trabalhadores Sem Terra e outros.
Acesse o link, a seguir, e confira a cobertura, em Brasília, da TV Comunitária: https://www.facebook.com/tvcomdf/videos/217981423250496
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também fez várias postagens em suas redes sociais. Numa delas, disse que “estivemos hoje nas ruas de todo o País, mostrando a força que o nosso povo tem. Não toleramos mais esse governo genocida. Nós vamos arrancar a faixa presidencial do peito estufado do fascismo. Hoje foi só o começo! #29MForaBolsonaro” . A deputada disse também que “A força do povo brasileiro vai derrubar o genocida!”
Estivemos hoje nas ruas de todo o país, mostrando a força que o nosso povo tem. Não toleramos mais esse governo genocida. Nós vamos arrancar a faixa presidencial do peito estufado do fascismo. Hoje foi só o começo! #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/IkIeBBYcl3
— Erika Kokay (@erikakokay) May 29, 2021
Somos milhares nas ruas de Brasília contra o presidente genocida #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/I8Jua1U1tb
— Erika Kokay (@erikakokay) May 29, 2021
O deputado distrital do PSOL, Fábio Félix disse, em seu Twitter, que “Brasília hoje fez história contra Bolsonaro! #PovoNaRua #ForaBolsonaroGenocida #29MForaBolsonaro”. E acrescentou: “Bolsonaro tem um filhote no DF e ele se chama Ibaneis Rocha. Ibaneis é o governador dos despejos e do trator contra os mais pobres. É fora Bolsonaro e fora Ibaneis! #foraibaneis #29MForaBolsonaro #29MPovoNasRuas“.
Bolsonaro tem um filhote no DF e ele se chama Ibaneis Rocha. Ibaneis é o governador dos despejos e do trator contra os mais pobres. É fora Bolsonaro e fora Ibaneis! #foraibaneis #29MForaBolsonaro #29MPovoNasRuas pic.twitter.com/wykaNcw9dN
— Fábio Felix 🏳️🌈 (@fabiofelixdf) May 29, 2021
Histórico
A voz das ruas é Fora Bolsonaro. #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/0f2OOO7dVG
— Erika Kokay (@erikakokay) May 29, 2021
Em todas a cidades, brasileiros foram às ruas com o mesmo objetivo: Fora Bolsonaro e Mourão.Em várias cidades do mundo a manifestação também foi para as ruas, como na Alemanha, França, Inglaterra e Portugal. A mídia internacional deu destaque à mobilização e mostrou também a truculência da Polícia Militar, como sempre, fazendo o espetáculo terrorista em todas as manifestações autênticas e populares. Com o título “Dezenas de milhares de brasileiros marcham para exigir o impeachment de Bolsonaro”, o jornal The Guardian manchetou seu site com a manifestação.
jornal gringo: dezenas de milhares exigem impeachment
jornal brasileiro: ato gera trânsito pic.twitter.com/pKyExkz5mf— Gregorio Duvivier (@gduvivier) May 29, 2021
A solidariedade internacional emociona! De Londres à Berlim, o povo foi pra rua contra o genocídio! #29MForaBolsonaro
📸 Fotos via @MidiaNINJA e @daniasssis pic.twitter.com/3QlgPlnqLG
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 29, 2021
O Rio de Janeiro lotou as ruas pra dizer que nem de fome, nem de bala e nem de Covid. Nos queremos vivas e pra isso é vacina já, comida no prato e #29MForaBolsonaro
📸 Pedro Rocha via @MidiaNINJA pic.twitter.com/RltRPDfwZJ
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 29, 2021
Vários artistas globais também participaram da manifestaçãoe foram às ruas. A atriz Mônica Martelli estampou uma faixa com o nome seu amigo, o comediante e ator Paulo Gustavo: “Paulo Gustavo. 500 mil brasileiros mortos. Genocídio.
#29MForaBolsonaro pic.twitter.com/LDyDhhYA9J
— Mônica Martelli (@monicamartelli1) May 29, 2021
O comediante faleceu no dia 4 de maio por causa das complicações da Covid-19. No dia que ele faleceu, o Brasil já registrava 410 mil mortos por Covid-19 em 13 meses. Renata Sorrah, também atriz global, foi para as ruas com uma faixa escrito “Fora Bolsonaro”.
Renata Sorrah a nossa lendária Nazaré Tedesco nas manifestações de hoje gosto de artistas assim que dão a cara a tapa mesmo e foda-se se vão "cancelar" ou não#29MPovoNasRuas
#29MForaBolsonaro pic.twitter.com/MqvWXAk9GF— Carminha Sincera 🆗 (@RainhaCarminha) May 29, 2021
Camila Pitanga, Carlinhos Brown e Dira Paes entre outros também foram às ruas contra o Presidente da República.
CARLINHOS BROWN NO PROTESTOOOOO #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/DDTrQdp0m2
— 𝖌𝖆𝖇𝖎𝖘 (@diskeanitta) May 29, 2021
Confira algumas imagens
SE O POVO PROTESTA EM MEIO A UMA PANDEMIA É POR QUE O GOVERNO É MAIS PERIGOSO QUE O VÍRUS!!!! QUEREMOS VACINAAAA #ForaBolsonaro #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/k3MGRLjJhI
— joao (@joaocoments) May 29, 2021
— Millena é Lula 2022❤⭐ (@millenaa029) May 29, 2021
No município do Rio Grande (RS), extremo sul do país, o chamado da Frente Brasil Popular reuniu centenas de pessoas na manhã deste sábado, no Largo Dr. Pio, por #ForaBolsonaro #29MForaBolsonaro Fotos: Stephany Borges pic.twitter.com/yYHKTqgaaw
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) May 30, 2021
Imagens aéreas da concentração do ato por Fora Bolsonaro na Avenida Paulista em São Paulo
Por Guilherme Gandolfi @guifrodu/inedita pic.twitter.com/AmA9uaVFA1— Frente Brasil Popular (@frentebrasilpop) May 29, 2021
João Pessoa. Foto FBP#29MForaBolsonaro pic.twitter.com/q6fVTyU91D
— Frente Brasil Popular (@frentebrasilpop) May 29, 2021
29M em Candiota – RS
Próximo à fronteira do Brasil com Uruguai, movimentos sociais denunciam o genocídio causado pelo governo Bolsonaro. Quase meio milhão de mortos e mais de 116 milhões de pessoas em insegurança alimentar.
Fotos: Frente Brasil Popular Candiota pic.twitter.com/GVoScret4G
— MST Oficial (@MST_Oficial) May 29, 2021
Deixe um comentário