Novas regras de flexibilização são colocadas em prática no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença da variante Delta no Estado. Uma delas é a liberação gradual de retorno de público aos estádios de futebol para lotação de até 2,5 mil pessoas pelo Gabinete de Crise do governo estadual, conforme decreto publicado no dia 3 de setembro. As avaliações de retorno de flexibilização de regras são feitas em cima de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que neste momento está em 56,6%. “A abertura dos estádios vem com a tranquilidade de que observamos redução nas internações, dos casos e das hospitalizações e de que estamos avançando em ritmo acelerado com a vacinação de toda a população”, como destaca o governador Eduardo Leite (PSDB). Mas é preciso manter todos os cuidados necessários, como alerta o infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Alexandre Zavascki, “diminuir oportunidades de transmissão é a chave para o controle de doenças transmissíveis”.

 

Outra das flexibilizações que devem ser observadas ainda é a realização da Expointer que teve seus portões abertos no último final de semana e prossegue até o dia 12 de setembro. Neste sábado e domingo houve o registro de mais de 18 mil visitantes que passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, na Região Metropolitana. As pessoas andam com máscaras de proteção, e fazem uso do álcool neste local, mas com aglomerações. E os ingressos são vendidos pela internet.

Surtos de Covid-19 localizados em hospitais de Porto Alegre

No Hospital de Clínicas já são duas mortes e 22 casos em função de surtos de Covid-19, identificados em unidade de internação e na creche para filhos de funcionários. As atividades neste espaço foram suspensas na sexta-feira, dia 3 de setembro, e devem retornar nesta quarta-feira, dia 8, após testagem geral. No Hospital Conceição, localizado na Zona Norte da cidade, também na sexta-feira, foram confirmadas mais três mortes de pacientes, totalizando 30 óbitos. Causados por infecção da variante Delta, conforme confirmação de técnicos da Vigilância Estadual de Saúde. As contaminações no total chegam a 171 casos, entre pacientes e funcionários. O surto é registrado neste hospital desde 4 de agosto.
Segundo o painel da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, são 1.412.828 casos de Covid-19 confirmados e 34.333 mortes.