Publicidade

Material cancerígeno, larvas, mal-cheiro na água é a situação da moradia estudantil da Unicamp

  • em



Em meio a pandemia que já matou mais de 600 mil pessoas só no Brasil, a reitoria da Unicamp vem negligenciando a vida das pessoas que frequentam, vivem e trabalham na moradia estudantil. Se tornou rotineiro encontrar larvas e ou água com cheiro muito ruim, devido a falta de limpeza das caixas d’água, além do fato da direção se recusar a trocar as caixas que são feitas de amianto, material prejudicial a saúde, que a longo prazo pode causar câncer nos consumidores.

 

A necessidade de reformar e ampliar a moradia da Unicamp já é antiga e motivo de muitas lutas no movimento estudantil, que com o Movimento TABA na década de 90 arrancou 1500 novas vagas, das quais foram entregues apenas 900. Ainda, em 2016 uma greve estudantil histórica na universidade fez a reitoria se comprometer com as novas 600 vagas, o que não ocorreu até o momento. Assim, uma situação de moradia que já era precária se torna cada vez mais insustentável frente a pandemia e a crise socioeconômica, uma vez que os moradores tem que passam a maior parte dos seus dias dentro de casa, e a culpa é diretamente da reitoria que deixa os estudantes nessa situação.

 

Frente aos inúmeros ataques à educação, a juventude está vendo o sonho de cursar uma universidade cada vez mais distante, com esse ano sendo com o menor número de inscritos no Enem desde sua criação. Os ataques à universidade feitos pelo governo Bolsonaro, retiraram a possibilidade de entrar e permanecer na universidade pública por todo o país.

 

Existe um projeto de desmanche da universidade pública e a falta de vagas e manutenção da moradia estudantil da Unicamp é parte disso. Não podemos deixar que essa situação se mantenha e para isso temos é essencial que as entidades, como os centros acadêmicos e os sindicatos, estejam a frente de batalhar pela auto organização dos estudantes e trabalhadores para lutar e arrancar uma assistência estudantil que nos permitam permanecer na universidade.

 

#Unicamp #PermanênciaEstudantil #Moradia #CriseSanitária #Pandemia #Covid19 #Campinas #Educação #Estudantes

 

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *