Publicidade

Marcos Bagno – Nossa língua já passou do português

  • em



 

Com Marcos Bagno, poeta, linguista, tradutor e professor da UnB, aprendemos que o português descende diretamente do galego
Com Marcos Bagno, poeta, linguista, tradutor e professor da UnB, aprendemos que o português descende diretamente do galego

 

Neste instrutivo bate-papo no República Popular das Letras (RPL) com Marcos Bagno, poeta, linguista, tradutor e professor da UnB, aprendemos que o português não descende diretamente do latim, mas do galego, uma língua que surgiu da mistura do latim com os idiomas falados no Noroeste da Espanha, na Galécia Magna, hoje Galiza, no tempo da ocupação romana.

 

 

 

Portanto neto do latim, o português acabou se separando do galego, mas só adotou esse nome por volta de 1450. Já o português brasileiro foi se diferenciando do português lusitano na fricção com as línguas indígenas e com as línguas transplantadas da África para cá a bordo dos navios tumbeiros. Das línguas bantas, nossa língua – que a antropóloga Lélia Gonzalez chamou de “pretoguês” – herdou estruturas morfossintáticas como o tópico-comentário, estranhas no português europeu e nas outras línguas românicas.

 

 

Promoção especial: com validade até o final de setembro, quem assistir este episódio poderá adquirir os livros de Marcos Bagno publicados pela Parábola Editorial com desconto de 20%. Basta acessar o site da editora – https://www.parabolaeditorial.com.br – e mencionar o código MP20PB.

 

 

Produção: Studio 8itobits

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *