Publicidade

Maranhão sedia debate sobre amazônia promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE)

  • em



Tudo pronto para o 1º Encontro de Estudantes da Amazônia, que acontece em São Luís, Maranhão, a partir desta quinta-feira (2/12) e prossegue até sábado (4). No encontro, será debatido, dentre outras coisas, o papel da floresta para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo

 

 

 

 

 

Com o tema “Estudantes curupiras em defesa do Brasil”, a União Brasileira de Estudantes (UNE), realiza em São Luís, de 2 a 4 de dezembro, o 1º Encontro de Estudantes da Amazônia. Dois motivos contribuíram para a escolha do estado maranhense: O apoio do governador Flávio Dino, comprometido com a causa e que é presidente do Consórcio da Amazônia Legal, e o fato de ter sido – historicamente – a primeira área a ser ocupada e que luta para recuperar o bioma. A UNE remete ao folclore brasileiro (Curupira) como forma de evocar a juventude à luta para proteger a maior floresta tropical e maior bacia hidrográfica do planeta Terra.

 

 

Durante três dias, os estudantes irão debater, de forma presencial e on- line, com professores, setor artístico e cultural, cientistas, ambientalistas e lideranças políticas do estado. Caravanas de todas as regiões do país já estão confirmadas. “A nossa participação na COP 26 foi só um esquenta para esse evento que muito me orgulha de realizar pela primeira vez na história de mais de 80 anos de UNE. É a hora de priorizarmos a floresta amazônica e pressionarmos contra essa agenda predatória de Bolsonaro e seu governo”, sentenciou a presidenta Bruna Chaves Brelaz, da UNE, que já confirmou presença. Também participarão as presidentes da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Rozana Barroso, e da (Associação Nacional de Pós-Graduandos), Flávia Calé.

 

 

 

 

 

O governador Flávio Dino (PSB), participará do ato político no dia 03 de dezembro, a partir das 14h, na Praça Nauro Machado, com a presença de Bruna Brelaz (UNE), Rozana Barroso (UBES), Paola Soccas (CUCA) e dos secretários Felipe Camarão (Educação) e Cricielle Muniz, secretaria- adjunta (SEGOV), que irá debater o tema Educação: Papel da Educação e da Ciência na Preservação e Desenvolvimento da Amazônia. “O objetivo é debater com a juventude estudantil as medidas necessárias para o desenvolvimento econômico sustentável na região, bem como refletir sobre os danos causados pela exploração predatória ao bioma”, argumentou o governador anfitrião, lembrando a importância de sediar o evento que é idealizado pela UNE, e conclamando a participação dos estudantes do estado.

 

 

 

Ele destacou também que o momento é muito oportuno porque o mundo viveu dois grandes eventos recentes como o G20, em Roma, e a COP26, em Glasgow, na Escócia, e o Maranhão, em parceria com outros estados da Amazônia Legal, quer ser protagonista nas discussões de sustentabilidade e meio ambiente porque o Brasil precisa provar que é possível construir um país desenvolvido preservando o meio ambiente e cuidando de suas comunidades indígenas e quilombolas. “O Encontro representa muito para o Maranhão e a Amazônia legal, porque os estudantes vão se reunir em um momento que a juventude e os estudantes tem sofrido com atrasos em políticas públicas por parte do governo federal, mas, em contrapartida, há avanços na educação e para a juventude no governo do Maranhão”, concluiu.

 

 

 

A Amazônia é o bioma de maior biodiversidade do planeta e corresponde a, aproximadamente, 49% do território brasileiro e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica da Terra. Está sempre ameaçada de ser tomada pelos países imperialistas, como todos os países hegemônicos da Europa, pelo Japão e, sobretudo, pelos EUA. Nesse contexto, a UNE se coloca à disposição para debater soluções para os atuais problemas ambientais que ameaçam a Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região, ao passo que conscientiza estes jovens acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais do grande pulmão do planeta.

 

 

É estudante da Amazônia e quer participar? Inscrição gratuita, garante acesso virtual às salas de debate temático e programação. Inscreva-se agora: www.estudantespelaamazonia.com.br

 

 

 

 

Com informações e imagens do Midia Ninja




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *