Publicidade

Maduro: “América Latina e Caribe devem se apresentar como bloco unitário no novo mundo que se constrói”

  • em



O presidente venezuelano disse que a região tem uma “grande oportunidade” de “construir um imenso bloco de poder político, social, econômico e cultural” (vídeo)

 

 

El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, instó este lunes a los países miembros de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (Celac) a presentarse como “un bloque unitario” para avanzar hacia el “nuevo mundo” que se construye en la actualidad a partir del multilateralismo y la pluripolaridad.

 

 

“Um novo mundo está para ser construído, esse novo mundo já está nascendo com muita força, e a América Latina e o Caribe devem se elevar ao nível desse mundo que está nascendo e se apresentar como um bloco unitário, com sua própria identidade, com propostas próprias”, disse Maduro durante a inauguração da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação da Celac que acontece na Casa Cultural Aquiles Nazoa, em Caracas, Venezuela.

 

 

O presidente venezuelano destacou que atualmente se percebe que a criação de uma nova ordem internacional emerge “com mais força” a cada dia , onde os países se comprometem a se relacionar em termos de igualdade e respeito.

 

“A emergência de um novo mundo, de um mundo sem impérios, sem hegemonias, de um mundo multipolar, multicêntrico, pluripolar , onde todos possamos nos ver em igualdade de condições, onde todos alcancemos o respeito em nossa identidade política, cultural”, ele disse.

 

 

Maduro acrescentou que uma das coisas mais importantes é a construção de uma identidade latino-americana e caribenha , que “se posicione no espírito dos povos do continente”.

 

 

“Que estamos vendo a região como uma grande oportunidade de construir um imenso bloco de  poder político, social, econômico, cultural, de poder abrangente, que nos coloque no ritmo e no nível que se merece para poder passar por essa século 21″, indicou.

 

 

Políticas comuns sobre diversidade

 

Entretanto, Maduro sublinhou que “o mais importante” é que a Celac aposte na unificação das políticas públicas e ações governamentais , para ter a capacidade de impactar a vida quotidiana, social e económica dos povos da região.

 

 

Nesse sentido, propôs a criação de um centro unitário de pesquisas científicas e técnicas , que concentre e coordene as experiências de políticas públicas regionais e atenda de forma conjunta às necessidades mais urgentes demandadas pela população.

 

 

Maduro explicou que um centro desse tipo pode servir para articular, avançar em políticas, ações e na agenda comum para o bem-estar dos 33 países da região. ” Um centro onde possamos articular todos os avanços com uma agenda de prioridades ” baseada em ciência, tecnologia aplicada e estudos socioeconômicos, afirmou.

O presidente venezuelano exortou ainda a Celac a construir uma “perspectiva unitária” que se construa a partir da “diversidade dos países e dos seus povos ”, com “uma identidade que expresse toda essa diversidade” e se complemente com a transversalidade de “políticas comuns em questões da vida diária” da população.

 

 

Maduro acrescentou que o progresso da região rumo a esse futuro próximo passa também pela derrota de “impérios e hegemonias” na “luta por um mundo novo” que favoreça “povos independentes, soberanos e livres” por meio da cooperação entre iguais.

 

 

“A luta por um mundo novo, sem guerras, um mundo de paz, está cada vez mais intensa (…) esse mundo já existe, está nascendo, e a América Latina e o Caribe já fazem parte desse novo mundo .”

 

Confira o vídeo:

https://vk.com/video-61174019_456255846


Reproduzido do site da RT

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com