Publicidade

Luta das domésticas de Pernambuco é reconhecida pela Câmara dos Deputados

  • em



A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher entrega nesta quinta-feira (21) os diplomas das cinco mulheres agraciadas com o Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2021. Entre as premiadas, está Lenira de Carvalho, indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

 

A trabalhadora doméstica, que faleceu no último dia 3 de agosto por problemas cardíacos, foi a primeira ativista da categoria a receber a comenda criada no ano de 2003. “Lenira deixou um legado histórico, uma vez que foi pioneira na luta na região Nordeste”, afirma Luiza Batista, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), que receberá a homenagem em nome de Lenira.

 

Para o deputado Carlos Veras, o prêmio representa o reconhecimento da luta de todas as trabalhadoras domésticas. “Ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento. Que este momento sirva para refletirmos sobre a importância de todas as mulheres de luta do meio popular”, avalia o parlamentar.

 

 

Quem foi Lenira?

 

 

Lenira Maria de Carvalho (in memoriam) – Começou a trabalhar como doméstica ainda jovem e formou um grupo para discutir os problemas específicos da categoria. No final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife.

 

No fim da década de 1980, fundou a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife. Também foi uma das fundadoras da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas. Foi uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006, e, em 2019, recebeu o Título de Cidadã Pernambucana da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

 

Serviço:

 

Evento: cerimônia de entrega dos diplomas do Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós

Data: quinta-feira (21)

Horário: 10h

Local: presencialmente, no Plenário 14 do Anexo II; virtualmente, com transmissão ao vivo pelo Canal da Câmara no Youtube e pela página da comissão.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *