O candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um encontro agendado, nesta quarta-feira (21), com representantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA).
Dentre eles, o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, principal autoridade do governo estadunidense no Brasil, tendo em vista que o cargo de embaixador não está ocupado.
A informação foi confirmada oficialmente pela Embaixada dos Estados Unidos e por duas altas por fontes da campanha de Lula.
Além de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e o senador Jacques Wagner, cotado para o Itamaraty, também devem participar.
O encontro vem sendo tratado com reserva pelos dois lados. A ideia era que ele já tivesse acontecido.
Segundo informações da mídia, fontes da campanha de Lula afirmaram que, depois, ficou acordado que ocorreria entre o primeiro e o segundo turnos. E, na última negociação, o acerto era que ocorresse apenas após o fim das eleições.
Mas como as pesquisas passaram a apontar a possibilidade real de a eleição acabar no primeiro turno, essas fontes da campanha de Lula disseram que os dois lados avaliaram que seria melhor que o encontro ocorresse o quanto antes.
O plano é que eles se encontrem em São Paulo, na sede do Instituto Lula. A Embaixada dos EUA, segundo apuração da CNN, teria dito que “as datas das reuniões não têm ligação com outros eventos e dependem exclusivamente da disponibilidade dos candidatos”.
A ideia dos representantes do governo estadunidense é assegurar apoio ao resultado eleitoral e já abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente — temas centrais na agenda do presidente Joe Biden.
A CNN informou que, na apuração da matéria, a Embaixada dos EUA mandou uma nota como reposta a suas perguntas. Confira a nota da embaixada à CNN:
“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro”.
Ainda segundo o jornal norte-americando, a embaixada teria afirmado que “a liderança da Embaixada no País já convidou todos os principais candidatos presidenciais, sem definir uma prioridade, com o propósito de discutir suas opiniões sobre as relações bilaterais. Alguns já aceitaram, e estamos aguardando a confirmação de outros candidatos.”
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário