Publicidade

Lula se encontra, nesta quarta, com Departamento de Estado dos EUA

  • em



A mídia informou que o encontro foi confirmado oficialmente pela Embaixada dos EUA e por duas altas por fontes da campanha do petista

 

 

 

O candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um encontro agendado, nesta quarta-feira (21), com representantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA).

 

 

Dentre eles, o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, principal autoridade do governo estadunidense no Brasil, tendo em vista que o cargo de embaixador não está ocupado.

 

 

A informação foi confirmada oficialmente pela Embaixada dos Estados Unidos e por duas altas por fontes da campanha de Lula.

 

 

Além de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e o senador Jacques Wagner, cotado para o Itamaraty, também devem participar.

 

 

O encontro vem sendo tratado com reserva pelos dois lados. A ideia era que ele já tivesse acontecido.

 

 

Segundo informações da mídia, fontes da campanha de Lula afirmaram que, depois, ficou acordado que ocorreria entre o primeiro e o segundo turnos. E, na última negociação, o acerto era que ocorresse apenas após o fim das eleições.

 

 

Mas como as pesquisas passaram a apontar a possibilidade real de a eleição acabar no primeiro turno, essas fontes da campanha de Lula disseram que os dois lados avaliaram que seria melhor que o encontro ocorresse o quanto antes.

 

 

O plano é que eles se encontrem em São Paulo, na sede do Instituto Lula. A Embaixada dos EUA, segundo apuração da CNN, teria dito que “as datas das reuniões não têm ligação com outros eventos e dependem exclusivamente da disponibilidade dos candidatos”.

 

 

A ideia dos representantes do governo estadunidense é assegurar apoio ao resultado eleitoral e já abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente — temas centrais na agenda do presidente Joe Biden.

 

 

A CNN informou que, na apuração da matéria, a Embaixada dos EUA mandou uma nota como reposta a suas perguntas. Confira a nota da embaixada à CNN:

 

 

“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro”.

 

 

Ainda segundo o jornal norte-americando, a embaixada teria afirmado que “a liderança da Embaixada no País já convidou todos os principais candidatos presidenciais, sem definir uma prioridade, com o propósito de discutir suas opiniões sobre as relações bilaterais. Alguns já aceitaram, e estamos aguardando a confirmação de outros candidatos.”

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *