Publicidade

Lula lamenta situação política do Peru, mas vê impeachment de Castillo ‘no marco constitucional’

  • em



Lula, reconheceu a legalidade da deposição de Pedro Castillo. Ele reforçou os laços entre Brasil e Peru e a importância da democracia

 

Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (7) sobre a situação política do Peru, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a legitimidade da condução da vice, agora presidenta, Dina Boluarte ao cargo e reforçou a importância da defesa democracia para o continente sul-americano. O Congresso peruano afastou Pedro Castillo da presidência, revertendo a tentativa do mandatário de dissolver o Legislativo. Ele foi preso em seguida.

 

“Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru (…) É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional”, destacou Lula.

 

O presidente eleito desejou sucesso à presidenta Boluarte e disse que trabalhará sempre para reforçar os laços entre Peru e Brasil. “O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos (…) Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.”

 

Por fim, em uma defesa ativa da democracia, Lula pediu pela união e trabalhem em conjunto pelo restabelecimento da normalidade democrática no país vizinho. “Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.”

 

Leia a íntegra:

 

Manifestação de Lula sobre a posse da Presidenta Dina Boluarte no Peru

 

Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.

 

Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.

 

Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.

 

Luiz Inácio Lula da Silva

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *