Publicidade

Lula indica Assange para prêmio europeu de Direitos Humanos

  • em



O ex-presidente Lula e os prêmios Nobel Mairead Maguire e Adolfo Perez Esquivel indicaram nesta quinta, dia 30, Julian Assange para o prêmio Václav Havel do Conselho da Europa.

 

 

Trata-se de uma organização que atua na defesa dos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito no continente. Foi fundado em 1949 e sua sede fica em Estrasburgo, na França.

 

 

O prêmio destaca a ação de membros da sociedade civil no mundo todo, e será concedido durante a sessão PACE de outubro, dando ao vencedor uma quantia de 60 mil euros, um troféu e um diploma.

O fundador do Wikileaks tem sua extradição requerida pelos Estados Unidos por ter publicado em 2010 uma série de documentos sigilosos do governo dos EUA vazados por Chelsea Manning, revelando crimes de guerra no Afeganistão e Iraque, campos de tortura, prisões ilegais em Guantánamo e espionagem de chefes de estado de inúmeros países.

 

 

Lula tem liderado a pressão internacional para libertar Assange, e sua consistente defesa mostra o verdadeiro tamanho de autoridades de Reino Unido, Austrália e EUA, que se dizem defensores da liberdade de expressão e da democracia.

 

 

“Nós, que estamos aqui falando de democracia, precisamos perguntar: ‘Que crime o Assange cometeu?’ É o crime de falar a verdade, mostrar que os EUA, por meio de seu departamento de investigação, sei lá se da CIA, estava grampeando muitos países do mundo, inclusive a presidenta Dilma Rousseff”, disse Lula.

 

Enquanto a vida de Assange se encontra por um fio, a questão central se define de modo simples: quem deve estar na cadeia? Aqueles que comete crimes contra a humanidade ou quem os revela?

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *