Publicidade

Lula encontra comunidade científica em Brasília, enquanto afina negociações políticas

  • em



É aguardada para amanhã conversa de Lula com Tasso Jereissati, e na quinta-feira ex-presidente vai à 74ª Reunião Anual da SBPC

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a Brasília nesta semana para um agenda de negociações políticas. Na quinta-feira (28), Lula participa da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento é significativo, considerando a política de destruição da ciência, da educação, do conhecimento e da cultura pelo governo Jair Bolsonaro.

 

 

Mas antes de viajar para o evento com a comunidade científica o ex-presidente teria encontro, nesta quarta, com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em São Paulo. Tasso teria declinado do compromisso, pois o PSDB realiza no mesmo dia sua convenção conjunta com o Cidadania. O diálogo entre Tasso e o ex-presidente incluiria a sucessão no Ceará – onde o PT definiu o nome de Elmano Freitas para o governo estadual – e também a nacional. No caso, o apoio do tucano a Lula em eventual segundo turno. O petista e o tucano podem, no entanto, conversar por telefone, como já fizeram no domingo (24).

 

Tasso é a esperança da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para dar mais “peso” a sua campanha. A parlamentar não esconde que quer o senador em sua chapa para disputar o Planalto. Pretende que Tasso esteja perto dela “como vice, apoiador ou coordenador de campanha”, conforme disse à GloboNews. Mas o tucano, segundo aliados, já desistiu da ideia.

 

 

MDB: clima de racha

 

 

Ainda nesta quarta, o MDB também realiza sua convenção em clima de racha. O prefeito de Cacimbinhas (AL), Hugo Wanderley, aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), pediu ontem a anulação do evento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, negou hoje o pedido.

Renan e aliados discordam da realização da convenção virtual da sigla que deve homologar a candidatura de Tebet. Na semana passada, Lula recebeu o apoio de lideranças do MDB de 11 estados, em encontro na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. O senador chegou a postar em seu Twitter que a insistência na candidatura da de Simone Tebet é uma “obsessão” e que seria “sacrificar” o MDB, mas sua pretensão foi derrubada pela decisão de Fachin.

 

 

Lula com Janine Ribeiro

 

 

Já na quinta-feira, na reunião da SBPC, Lula recebe do presidente da entidade, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, documento com propostas para retomar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

 

 

Em discurso na abertura da 74ª Reunião, na noite de domingo, Janine Ribeiro destacou a importância da ciência na atual conjuntura. Destacou que a “prioridade zero” do Brasil hoje é a defesa da democracia”. “Não teremos soberania nacional se não tivermos soberania popular”, disse.

 

 

Segundo Janine, nos últimos anos a sociedade “deu uma lição” ao governo. “Foi a sociedade que lutou pela vacina, que maciçamente foi aos postos de vacinação numa proporção às vezes maior do que países europeus, mesmo quando o governo não dava devida importância à vacina”, disse o ex-ministro no discurso.

 

 

 

Foto da capa: Ida do candidato à SBPC é significativa, considerando a política de destruição da ciência por Bolsonaro

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *