Publicidade

Lula confirma Jean Paul Prates para presidente da Petrobrás (vídeo)

  • em



Prates diz que Petrobrás “precisa conciliar essa natureza [de empresa mista] ao seu papel estruturante na economia do País”

 

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), que o senador Jean Paul Prates (PT/RN) será o novo presidente da Petrobrás a partir de janeiro de 2023.  Prates defende uma mudança na composição dos preços da Petrobras e o fortalecimento da empresa em investimento público e atua no mercado de óleo e gás desde a década de 1980, quando participou da assessoria jurídica da Petrobrás Internacional (Braspetro).

 

 

O nome do senador é criticado pelos funcionários da empresa e suas entidades representativas, como a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET). O parlamentar é autor de Projeto de Lei do PPI da Petrobrás. A gestão da Petrobrás, maior empresa de energia do Brasil e uma das maiores do mundo, foi privatizada por dentro, de forma fatiada e às escuras, no governo Bolsonaro. A nomeação do próximo presidente da empresa é um assunto da maior importância, já que um dos principais problemas atuais do brasileiro tem sido a alta nos preços dos combustíveis, a venda das empresas da Petrobrás e a soberania do Brasil. Confira matérias sobre isso no final deste texto.

 

O que defende o possível futuro presidente da Petrobrás? (vídeo)

 

 

Prates é o oitavo senador da atual legislatura a ser indicato para compor o Terceiro Governo Lula. “Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, escreveu Lula no Twitter.

 

 

Jean Paul Terra Prates é senador da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Norte. Assumiu a vaga deixada pela ex-senadora Fátima Bezerra (PT), que se elegou governadora em 2018 e foi reeleita governadora do RN no primeiro turno das eleições de 2022 com 58% dos votos válidos e toma posse do segundo mandato neste domingo (1º).

 

Em resposta a Lula, Prates escreveu, nas redes digitais, que “a Petrobrás é uma empresa forte, exemplo internacional de capacidade técnica, engenho e determinação”, que “alia capitais privados e estatais, e precisa conciliar essa natureza ao seu papel estruturante na economia do País.”

 

 

“A Petrobras é uma empresa forte, exemplo internacional de capacidade técnica, engenho e determinação. É uma companhia que existe como empresa de economia mista, que alia capitais privados e estatais, e precisa conciliar essa natureza ao seu papel estruturante na economia do país”, apontou.

 

 

Ao longo de 2022, Prates conduziu estudos e debates sobre mudanças na política do PPI, o preço de paridade de importação da Petrobras. O senador e agora futuro da Petrobrás é autor de um projeto de lei que formaliza e abre espaço para modular a política do PPI.

 

 

Confira entrevista exclusiva com Prates à TV GGN e, em seguida, as críticas a sua indicação para o comando da Petrobrás:

 

 

Confira, a seguir, matérias sobre os motivos pelos quais várias entidades, especialistas em energia e a AEPET se posicionam contra a indicação de Prates.

 

Engenheiros da Petrobrás contra senador Prates na presidência: “Petrobrás não existiria hoje, se o que ele já defendeu tivesse sido adotado”, afirma Felipe Coutinho

 

Artigo | A porta giratória na Petrobrás precisa ser fechada

 

O que defende o possível futuro presidente da Petrobrás? (vídeo)

 

Redação do Jornal Brasil Popular com informações da GGN.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *