O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), que o senador Jean Paul Prates (PT/RN) será o novo presidente da Petrobrás a partir de janeiro de 2023. Prates defende uma mudança na composição dos preços da Petrobras e o fortalecimento da empresa em investimento público e atua no mercado de óleo e gás desde a década de 1980, quando participou da assessoria jurídica da Petrobrás Internacional (Braspetro).
O nome do senador é criticado pelos funcionários da empresa e suas entidades representativas, como a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET). O parlamentar é autor de Projeto de Lei do PPI da Petrobrás. A gestão da Petrobrás, maior empresa de energia do Brasil e uma das maiores do mundo, foi privatizada por dentro, de forma fatiada e às escuras, no governo Bolsonaro. A nomeação do próximo presidente da empresa é um assunto da maior importância, já que um dos principais problemas atuais do brasileiro tem sido a alta nos preços dos combustíveis, a venda das empresas da Petrobrás e a soberania do Brasil. Confira matérias sobre isso no final deste texto.
O que defende o possível futuro presidente da Petrobrás? (vídeo)
Prates é o oitavo senador da atual legislatura a ser indicato para compor o Terceiro Governo Lula. “Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, escreveu Lula no Twitter.
Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro.
— Lula (@LulaOficial) December 30, 2022
Jean Paul Terra Prates é senador da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Norte. Assumiu a vaga deixada pela ex-senadora Fátima Bezerra (PT), que se elegou governadora em 2018 e foi reeleita governadora do RN no primeiro turno das eleições de 2022 com 58% dos votos válidos e toma posse do segundo mandato neste domingo (1º).
Em resposta a Lula, Prates escreveu, nas redes digitais, que “a Petrobrás é uma empresa forte, exemplo internacional de capacidade técnica, engenho e determinação”, que “alia capitais privados e estatais, e precisa conciliar essa natureza ao seu papel estruturante na economia do País.”
“A Petrobras é uma empresa forte, exemplo internacional de capacidade técnica, engenho e determinação. É uma companhia que existe como empresa de economia mista, que alia capitais privados e estatais, e precisa conciliar essa natureza ao seu papel estruturante na economia do país”, apontou.
Precisamos pensar no futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas.
— Jean Paul Prates (@senadorjean) December 30, 2022
Ao longo de 2022, Prates conduziu estudos e debates sobre mudanças na política do PPI, o preço de paridade de importação da Petrobras. O senador e agora futuro da Petrobrás é autor de um projeto de lei que formaliza e abre espaço para modular a política do PPI.
Confira entrevista exclusiva com Prates à TV GGN e, em seguida, as críticas a sua indicação para o comando da Petrobrás:
Confira, a seguir, matérias sobre os motivos pelos quais várias entidades, especialistas em energia e a AEPET se posicionam contra a indicação de Prates.
O que defende o possível futuro presidente da Petrobrás? (vídeo)
Redação do Jornal Brasil Popular com informações da GGN.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário