Lula confirma Aloizio Mercadante como presidente do BNDES e manda recado ao mercado
por Revista Fórum em
Presidente eleito fez pronunciamento após reunião de encerramento dos trabalhos do gabinete de transição
Conforme já havia sido adiantado pelo Blog do Rovai, o ex-deputado, ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no governo Lula. O anúncio foi feito pelo próprio presidente eleito na tarde desta terça-feira (13).
“Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente no BNDES. Nós precisamos de alguém que pense em desenvolvimento, que pense em reindustrializar esse país, que pense em inovação tecnológico, geração de financiamento ao pequeno, médio e grande empresário para que esse país possa gerar emprego”, disse Lula em pronunciamento após reunião de encerramento dos trabalhos dos grupos de trabalho do gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.
O presidente eleito ainda incentivou investidores a apostarem no Brasil, mas mandou recado sobre privatizações. “E nós queremos dizer para o mundo inteiro. Quem quiser vim pra cá, venha. Tem trabalho, tem coisas para vocês fazerem, tem projeto novo para investimento. Mas não venham aqui para comprar nossas empresas públicas porque elas não estão à venda. E nosso país voltará a ser respeitado por sua soberania”, emendou.
Lula ainda aproveitou sua fala para questionar as oscilações do mercado financeiro a cada anúncio que faz. “E ao mercado, eu queria dizer ao glorioso mercado. Ao tentarem julgar o que estamos fazendo, digam se em algum momento da vida do mercado brasileiro ganhou tanto dinheiro como ganhou quando presidi esse país. Perguntei aos banqueiros. Mas também pergunte aos bancários, aos comerciários, aos que ganham salário mínimo. Porque governamos para todos”, pontuou.
Quem é Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante é um integrante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e já exerceu a maior parte dos mandatos e cargos mais importantes do regime político brasileiro. Foi deputado federal por duas vezes (1991-1995 e 199-2003), senador da República (2003-2011), ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), ministro da Educação (2012-2014 e 2015-2016) e ministro-chefe da Casa Civil (2014-2015), além de ter sido candidato ao governo do estado de São Paulo em 2010 e presidente da Fundação Perseu Abramo, a ala acadêmica do PT.
Com vasta experiência política e um currículo como poucos têm no universo político brasileiro, Mercadante tornou-se a aposta do governo Lula, a ser iniciado em 1° de janeiro de 2023, para que o BNDES retome seu caráter fundamentalmente desenvolvimentista e, nos novos tempos, em consonância com o respeito às práticas socioambientais desejáveis.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário