Publicidade

Lula: “Ciência e educação devem ser alavancas para a redução da pobreza”

  • em



Na Reunião Anual da SBPC, Lula se comprometeu a, caso seja eleito, aumentar recursos do setor: “Vamos fazer com que a pesquisa científica, inovação e educação estejam no centro das questões nacionais”

 

Renato Janini Ribeiro, presidente da SBPC; ex-presidente Lula, candidato à Presidência da República pela Federação Brasil da Esperança; e a reitora da UnB, Márcia Abrão Moura. Foto: Print de tela do vídeo do discurso de Lula na 74ª SBPC, em Brasília
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC; ex-presidente Lula, candidato à Presidência da República pela Federação Brasil da Esperança; e a reitora da UnB, Márcia Abrão Moura. Foto: Print de tela do vídeo do discurso de Lula na 74ª SBPC, em Brasília

 

 

Em discurso na manhã desta quinta-feira, 28, durante visita à 74ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou o legado das gestões petistas na área, lamentou o apagão científico provocado pelo atual governo e sinalizou ações para um eventual novo mandato, no qual a pesquisa científica, a inovação e a educação serão prioridades e alavancas para solução de problemas como a pobreza e a desindustrialização.

 

“Quero parabenizar a UnB pelos 60 anos de uma vida dedicada à produção de conhecimento e pela luta pela democracia. A UnB nasceu do sonho de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira e é a prova viva de que sonhar vale a pena”, disse o candidato da Federação Brasil da Esperança à Presidência da República.

 

“Estou certo de que seremos capazes de fazer com que a pesquisa científica, a inovação e a educação sejam colocadas novamente no centro das questões nacionais. Que elas sejam revalorizadas como alavancas para o crescimento econômico, a reindustrialização do país e a redução da pobreza, buscando uma economia ambientalmente sustentável e solidária”, disse (assista a fala completa no vídeo abaixo e leia aqui a íntegra do discurso).

 

 

Lula destacou também que um projeto de nação capaz de enfrentar os desafios do tempo presente, rumo ao futuro, não pode renunciar aos compromissos com a democracia, o desenvolvimento econômico, educacional, científico e tecnológico, a inclusão social, a redução das assimetrias regionais e a pluralidade cultural.

 

“A soberania nacional e a defesa do meio ambiente devem caminhar juntas e orientadas para a ampliação da cidadania, do trabalho e da renda. O avanço nestes campos foi – e é – fruto de lutas e resistências das forças progressistas ao longo da nossa trajetória histórica, e, portanto, deve ser defendido e aprofundado”.

 

Lula conclamou a sociedade a se mobilizar em defesa da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos, da Saúde e demais patrimônios da nação e a lutar pela preservação da vida, pela garantia da soberania e pela redução das desigualdades do país. “Convido a todos e a todas para o avanço na retomada do processo de desenvolvimento, numa perspectiva do uso dos recursos naturais com sustentabilidade e inclusão”.

 

“Nós vivemos um momento em que nosso País em que, penso eu, que nenhum de nós acreditava que depois da nossa experi~encia de governo, a gente pudesse viver. Confesso a vocês que quando deixei o governo, em 2010, eu imaginava que o Brasil caminhava a passos largaos para que a gente se transformasse numa economia efetivamente próspera, que a educação não fosse uma coisa casual, mas uma política permanente porque na história da humanidade não existiu nenhum país que se desenvolveu e cresceu economicamente sem, antes, investir em educação”, afirmou.

Mais investimentos

 

Em fala direta à comunidade científica, Lula afirmou que os investimentos para a área serão ampliados com destinação de parcela dos recursos do Fundo do Pré-Sal e sinalizou prioridades como reconstrução do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecimento do Conselho de Ciência e Tecnologia; realização da Quinta Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; recomposição e ampliação do Fomento de Ciência, Tecnologia e Inovação; recuperação e ampliação do orçamento do CNPq, da Finep e da Capes.

 

“Vamos trabalhar para ampliar e melhorar a qualidade da educação em todos os níveis no Brasil, desde a educação básica à pós-graduação, passando por um Programa Emergencial de Inclusão e Reintegração Educacional para os jovens sem escola nos diferentes graus educacionais, com atenção prioritária à universalização da inclusão digital”, disse, ressaltando também outras ações como estímulo à inovação no ambiente empresarial e à popularização e difusão da ciência.

 

 

Nas redes sociais, Lula disse que “o resultado mais trágico do apagão científico que estamos sofrendo hoje são os quase 680 mil brasileiros mortos pela Covid. Muitos deles porque o atual presidente ignorou todas as recomendações da comunidade científica, chegando ao cúmulo de boicotar as vacinas”.

 

 

Do site lula.com.br com edição do Jornal Brasil Popular

 

 

Foto da capa: Lula discursa na 74ª Reunião Anual da SBPC em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *