Lula chora na diplomação e promete lutar por um país mais desenvolvido e mais justo
por CUT Brasil em
“Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia”, disse Lula
O presidente eleito Lula (PT) se emocionou e chorou durante a cerimônia de diplomação como presidente da República, nesta segunda-feira (12), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula disse que a população reconquistou o direito de viver em democracia e dedicou ao povo brasileiro o diploma de presidente eleito. Citou Deus e disse que fará todos os esforços para cumprir com o compromisso de “fazer o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo”. Confira ao final desta matéria a íntegra do discurso.
A cerimônia reforça a vitória eleitoral em meio a atos antidemocráticos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), primeiro presidente em exercício derrotado na tentativa de reeleição.
Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Lula já é considerado presidente, mas o candidato perdedor, Jair Bolsonaro (PL) continua como presidente até 31 de dezembro.
Os diplomas do presidente eleito e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSD) são assinados e entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abriu a sessão solene. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo fizeram parte da mesa oficial da solenidade. Muitos ministros e ex-ministros do STF estavam na plateia.
REPRODUÇÃO/TSE
Na primeira fila da plateia estava a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) bastante aplaudida nas duas vezes em que Lula citou seu nome, e o ex-presidente José Sarney; os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também estavam na plateia, assim como a presidenta do PT, Gleisi Hoffmaan, deputada federal reeleita pelo Paraná, que também recebeu calorosos aplausos da plateia.
Reinaldo, você viu o ato falho da "atriz", disfarçada de jornalista, da Rede Burguesa de televisão? Falou sobre @JanjaLula como "A mulher dele", mas chamou Lu Alckmin como "Primeira Dama"! A Ditadura Burguesa ODEIA #LulaDaSilvapic.twitter.com/HNLkPPucsU
— Ma¹³ #LulaPresidente #LulaHistoricamenteComprovado (@MemoriaColetiva) December 12, 2022
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário