Publicidade

Lula chora na diplomação e promete lutar por um país mais desenvolvido e mais justo

  • em



“Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia”, disse Lula

 

 

O presidente eleito Lula (PT) se emocionou e chorou durante a cerimônia de diplomação como presidente da República, nesta segunda-feira (12), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Lula disse que a população reconquistou o direito de viver em democracia e dedicou ao povo brasileiro o diploma de presidente eleito. Citou Deus e disse que fará todos os esforços para cumprir com o compromisso de “fazer o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo”. Confira ao final desta matéria a íntegra do discurso.

 

 

A cerimônia reforça a vitória eleitoral em meio a atos antidemocráticos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), primeiro presidente em exercício derrotado na tentativa de reeleição.

 

Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Lula já é considerado presidente, mas o candidato perdedor, Jair Bolsonaro (PL) continua como presidente até 31 de dezembro.

 

Os diplomas do presidente eleito e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSD) são assinados e entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abriu a sessão solene. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo fizeram parte da mesa oficial da solenidade. Muitos ministros e ex-ministros do STF estavam na plateia.

 

REPRODUÇÃO/TSEReprodução/TSE

 

 

Na primeira fila da plateia estava a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) bastante aplaudida nas duas vezes em que Lula citou seu nome, e o ex-presidente José Sarney; os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também estavam na plateia, assim como a presidenta do PT, Gleisi Hoffmaan, deputada federal reeleita pelo Paraná, que também recebeu calorosos aplausos da plateia.

Clique aqui e confira o discurso do presidente Lula na íntegra

 

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *