Publicidade

Lula celebra aumento do PIB: ‘recuperamos todas as políticas sociais e o dinheiro está voltando a circular no país’

  • em



Presidente disse estar confiante no crescimento da economia e creditou o sucesso à retomada das políticas sociais

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) à retomada das políticas sociais pelo seu governo, que haviam sido desmontadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

 

 

“Estou confiante com o PIB. Tenho dito ao @Haddad_Fernando que vamos crescer mais do que a estimativa do FMI, porque já recuperamos todas as nossas políticas sociais e o dinheiro está voltando a circular no país. E isso gera mais comércio, mais emprego, mais consumo. E com o Bolsa Família, que teve o valor de R$ 600 garantido pelo Congresso hoje, o dinheiro chega direto nas famílias que mais precisam”, afirmou Lula pelas redes sociais.

 

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o crescimento do PIB brasileiro está cumprindo as previsões da Pasta e “vai bater 2%” este ano. Haddad disse a jornalistas em Brasília que o país tem “oportunidade muito boa” com eventuais quedas de juros e redução da inflação.

 

O PIB do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa uma forte retomada depois de a economia ter contraído 0,1% nos três últimos meses de 2022, em dado verificado pelo IBGE de retração de 0,2% vencido antes.

 

 

>>> PIB do Brasil no 1º trimestre de 2023 foi o quarto melhor resultado no mundo

O resultado da atividade econômica ainda ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de um avanço de 1,3%, marcando o nível mais elevado desde o quarto trimestre de 2020. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB teve expansão de 4,0%, ante a expectativa de 3,0% nessa base de comparação.

 

 

“O PIB está 6,4% acima da pré-pandemia. Dos grandes setores, agro e serviços se encontram no maior patamar da série iniciada em 1996. Pela ótica da produção, apenas a indústria não alimentado esse pico e segue sendo o do fim de 2013”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

 

Na semana passada, o governo melhorou a projeção oficial para o desempenho da atividade econômica neste ano, passando a prever um crescimento de 1,91%, e o Ministério da Fazenda avaliou nesta quinta que o resultado do PIB elevou o viés positivo para essa projeção.

 

 

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, previu que o PIB poderá crescer até 2,3% este ano. A mais recente pesquisa Focus realizada pelo Banco Central mostra que a expectativa do mercado é de uma expansão de 1,26% do PIB este ano, mas economistas passaram a revisar para cima suas projeções nesta quinta-feira, após os dados do IBGE, com várias instituições vendendo crescimento de mais de 2%.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com