Publicidade

Logística no RS está pronta para receber vacinas contra a Covid-19, segundo secretaria estadual da Saúde

  • em


A logística no Rio Grande do Sul está pronta para receber as vacinas, nas etapas desde o armazenamento até à distribuição. Cerca de 1,5 milhão de gaúchos devem ser imunizados até a metade deste ano. Esta é a população estimada para receber a vacina pelo Ministério da Saúde. O processo de imunização contra a Covid-19, será o mesmo de outras campanhas, como da influenza realizada anualmente, segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina-Bastos. Os detalhes do plano estadual de vacinação no Estado foram discutidos em reunião nesta quarta-feira, 13 de janeiro, com a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

 

Os grupos prioritários para campanha são profissionais de saúde que atuam na linha de frente em contato direto com o vírus, àquelas que trabalham em UTIS, centros de triagem, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); idosos em lares de longa permanência, idosos fora desses lares de acordo com a faixa etária (para mais de 80 anos, de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas, de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

 

“Como a quantidade a ser recebida inicialmente talvez não seja suficiente para aplicar as doses em toda a população de uma vez, teremos de adotar critérios. De qualquer forma, se tivermos de fazer escolhas, os primeiros a receber serão os profissionais que trabalham diretamente no atendimento a pacientes Covid. Teremos de nos adequar à quantidade disponível”, ressalta Arita.

 

A Secretaria Estadual da Saúde também recebeu nesta quinta-feira, a doação de uma câmara frigorífica da empresa Frigelar para manutenção de vacinas e medicamentos, como antibióticos, insulina e os chamados kits intubação, utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 

Reunião para acertar detalhes sobre logística da campanha de vacinação no RS, na Secretaria de Saúde, dia 13/01.
Foto de Marília Bíssigo/SES

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *