Publicidade

Livro de sexta-feira: faça seu download gratuito de um livro da Editora UnB

  • em


Em iniciativa inédita, a Editora UnB disponibiliza toda sexta-feira download gratuito de um dos livros de seu catálogo. Uma surpresa a cada semana enquanto durar o distanciamento social – necessário para enfrentarmos a pandemia da Covid-19!

 

Aproveitem, pois o livro ficará disponível por 24 horas no site www.editora.unb.br. É só baixar!

 

O livro-brinde desta semana é “Festas dos quilombos”, de Glória Moura, com fotos de Lamberto Scipioni. A autora percorreu comunidades de remanescentes de quilombos instaladas em Santa Rosa dos pretos (Itapecurumirim, Maranhão), Mato do Tição (Jaboticatubas, Minas Gerais) e Aguapé (Osório, Rio Grande do Sul).

 

Sinopse“Não há como pensar em uma África e em uma só cultura. Além do mais, a história vestida de tradição acaba por transformar em essências o que na verdade são antes processos de constituição e de comunicação. Só quem viu, vivenciou e participou pode entender como a dinâmica cultural é sempre mais forte do que a mera cópia ou reprodução. Gloria percorreu comunidades de remanescentes de quilombos pelo Brasil afora, assistiu a festas de todo tipo e percebeu como, a partir delas, era possível recuperar modos de vida e de estar nesse mundo. Mais ainda, o material mostra como as festas criam realidades; trapaceiam com ela, superpondo religiões africanas com o catolicismo aqui devidamente reinventado. Por meio da “festa”, Gloria percebeu tensões e acomodamentos. Tensões, pois o ritual explicita o conflito, recupera a difícil questão da terra e da autoafirmação dessa população. Acomodamentos, uma vez que a festa regulamenta, estrutura, cria traduções.” (Lilia Moritz Schwarcz)

 

  • Compartilhe