Publicidade

LIVRO – Anticapitalismo em tempos de pandemia: marxismo e ação coletiva, de David Harvey

  • em


O novo e-book da coleção Pandemia Capital traz quatro textos do geógrafo marxista britânico David Harvey. “Política anticapitalista em tempos de coronavírus”, “Formas coletivas de ação” e “As cidades pós-pandemia” foram publicados originalmente na revista estadunidense Jacobin e ganham aqui tradução para o português. Já o artigo “Crônicas anticapitalistas: uma transformação revolucionária requer uma resposta coletiva” resulta da transcrição de uma conferência de David Harvey produzida pelo Democracy At Work.

 

“Normalmente, em uma situação como essa, nós, anticapitalistas, estaríamos nas ruas, nos manifestando e movimentando. Em vez disso, nos encontramos nesta condição de isolamento pessoal, necessário em um momento que clama por formas coletivas de ação. Mas, como diria Marx, não fazemos história sob circunstâncias de nossa própria escolha. Portanto, precisamos pensar em como melhor fazer uso das oportunidades que temos diante de nós”. Seguindo essa reflexão, o geógrafo aborda as diversas possibilidades que podem surgir em um mundo pós-pandemia.

 

Pandemia Capital é o nome de uma série especial de obras curtas, objetivas e com preços acessíveis, que aborda a crise atual, agravada pelo novo coronavírus, e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia. Os direitos autorais das obras serão revertidos para movimentos sociais e organizações dedicadas a oferecer apoio humanitário a populações em situações de emergência no Brasil e no mundo.

 

Trecho

 

“Se somos arrojados e sofisticados o bastante para lidar com esse vírus, por que não enfrentar logo o capital junto? Em vez de dizer que queremos todos voltar a trabalhar, recuperar aqueles empregos e restaurar tudo da forma que estava antes dessa crise, talvez devêssemos dizer: por que não sair da crise criando uma ordem social inteiramente diferente? Por que não pegar aqueles elementos dos quais a atual sociedade burguesa em colapso está grávida – sua impressionante capacidade produtiva, ciência e tecnologia – e liberá-los, fazendo uso da inteligência artificial e de transformações tecnológicas e formas organizacionais para que possamos, efetivamente, criar algo radicalmente diferente de tudo que existiu antes?”

 

Disponível nas lojas:

 

Amazon

Apple

Google

Kobo

 

Ficha técnica

Título: Anticapitalismo em tempos de pandemia: marxismo e ação coletiva

Autor: David Harvey

Tradução: Artur Renzo, Cauê Ameni e Murillo van der Laan

Revisão: Carolina Mercês

Capa: Flávia Bomfim e Maguma

Páginas: 31

Preço: R$ 15

ISBN: 978-65-5717-007-6

Coleção: Pandemia Capital

Ano de lançamento: 2020

Editora: Boitempo

 

Sobre o autor

 

 

David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. É professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny) desde 2001. Pela Boitempo publicou Os sentidos do mundo (2020), A loucura da razão econômica (2018), 17 contradições e o fim do capitalismo (2016) Paris, capital da modernidade (2015), Para entender O Capital – Livros II e III (2014), Para entender O capital – Livro I (2013), Os limites do capital (2013) e O enigma do capital (2011).

 

Sobre a Boitempo

 

A Boitempo foi fundada em 1995, por Ivana Jinkings. Com 24 anos de existência, consolidou-se produzindo livros de qualidade, com opções editoriais claras. Obras de alguns dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais compõem um catálogo que conta com nomes como Karl Marx, Friedrich Engels, David Harvey, Angela Davis, Maria Rita Kehl, Ricardo Antunes, Leonardo Padura, György Lukács, Antonio Gramsci, Slavoj Žižek, entre muitos outros. O nome da editora – inspirado em um poema de Carlos Drummond de Andrade – é uma homenagem ao maior poeta brasileiro e também ao criador da primeira Boitempo, o dirigente comunista Raimundo Jinkings, pai de Ivana.

  • Compartilhe