Publicidade

Líder da Oposição protocola requerimento de criação da CPI do MEC

  • em



O líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (CPI do MEC) nesta terça-feira (28). Em entrevista coletiva realizada no fim da manhã desta terça, em frente à Presidência do Senado, ele informou sobre possíveis novas adesões ao pedido e explicou como será a estruturação e o desenvolvimento dos trabalhos da CPI a partir de sua instalação pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com quem conversou sobre o processo.

 

 

O requerimento para a criação da CPI do MEC foi protocolado às 12H, na Secretaria Geral da Mesa (SGM) e conta com o apoio de 30 parlamentares. O pedido de criação da CPI foi impulsionado pela prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. A comissão visa a investigar a atuação de Ribeiro e de pastores lobistas na Pasta. A entrevista contou com a participação de Luiza Erundina

Confira:

 

 

Segundo informações do Senado, a investigação terá 11 senadores titulares e 11 suplentes e a previsão é encerrá-la antes das eleições de outubro. Contudo, o início dessa empreitada depende do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pacheco tem dito a aliados que dará o prosseguimento normal à investigação, que irá ler o requerimento de Randolfe no Plenário do Senado e que sua expectativa é que a Casa Legislativa cumpra o rito de aprovação ainda nesta semana.

 

Há denúncias de que o governo Jair Bolsonaro (PL) e a base governista tem tentado minar a investigação do MEC com compra de desistências de senadores que aderiram à proposta de criação da CPI e com pressão sobre Pacheco para que autorize o início de outras investigações que dependem de leitura de requerimento em Plenário, como a CPI das obras paradas, que mira os governos do PT e do MDB.

 

Confira os nomes dos parlamentares que assinaram o requerimento:

 

1. Randolfe Rodrigues
2. Paulo Paim
3. Humberto Costa
4. Fabiano Contarato
5. Jorge Kajuru
6. Zenaide Maia
7. Paulo Rocha
8. Omar Aziz
9. Rogério Carvalho
10. Reguffe
11. Leila Barros
12. Jean Paul Prates
13. Jaques Wagner
14. Eliziane Gama
15. Mara Gabrilli
16. Nilda Gondim
17. Veneziano Vital do Rego
18. José Serra
19. Eduardo Braga
20. Tasso Jereissati
21. Cid Gomes
22. Alessandro Vieira
23. Dario Berger
24. Simone Tebet
25. Soraya Thronicke
26. Rafael Tenório
27. Izalci Lucas
28. Giordano
29. Marcelo Castro
30. Confúcio Moura

Confira a entrevista coletiva

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *