Publicidade

Lençol freático protegido oferece saúde e dignidade

  • em



Água Potável e Saneamento – Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos – Objetivo 6 dos ODS e a TS – Fossas Sépticas Econômicas

 

Em relação ao assunto em questão, entre as metas estabelecidas no Objetivo 6 do ODS ( http://www.agenda2030.com.br/ods/6/ ), destaca-se a orientação para o apoio e fortalecimento de medidas para a melhoria da gestão da água e do saneamento.

 

Desdobra-se a partir deste ponto a necessidade do tratamento de efluentes, visando a proteção de rios, aquíferos e lagos, proporcionando assim acesso a água em melhores condições, quando da utilização destes mananciais.

 

Para atender a estas necessidades, as fossas sépticas econômicas se apresentam como uma excelente alternativa para as moradias rurais ou periferias das cidades ainda não atendidas por rede de esgoto.

 

A TS – Fossas Sépticas Econômicas foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Caratinga (MG).

 

Esta TS tem um custo significativamente menor que as fossas sépticas tradicionais, construídas na tecnologia convencional de alvenaria.

 

Este sistema tanto é recomendado para locais onde o lençol freático é mais aflorado como também para locais onde o lençol freático é mais profundo.

 

O acompanhamento, através de laudos de análise, apontou para uma redução de 80% da Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), índice que indica a diminuição das bactérias que contaminam o lençol freático e consequentemente os córregos próximos a comunidades.

 

As fossas sépticas econômicas proporcionam saúde, qualidade de vida e resgate da dignidade das pessoas ao eliminar o odor de esgoto e riscos de contaminação em suas casas.

 

Segundo avaliação técnica da Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP), são muitos os benefícios sociais decorrentes do tratamento dos efluentes do esgoto na forma de reuso de água. Entre eles pode-se citar a redução das internações médicas-hospitalares, maior capacidade laboral do produtor rural, redução nos índices de faltas e desistências escolares, redução das doenças de veiculação hídrica e redução da mortalidade infantil, de adultos, idosos e imuno-deficientes.

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/fossas-septicas-economicas

 

https://www.caratinga.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/projeto-fossas-septicas-da-prefeitura-e-premiado-como-o-melhor-de-mg/7116

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público e investidores sociais privados.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *