A cada verão, os segmentos mais pobres da sociedade brasileira sofrem mortes, perdas e danos com as chuvas anuais, ou seja, outro tipo de guerra, que trazem inundações e deslizamentos de bairros inteiros.
Em Petrópolis, por exemplo, cidade serrana do Rio de Janeiro, esses deslizamentos provocados pelas chuvas que chegam a arrastar bairros inteiros, já aconteceu dezenas de vezes. Como agora, nas águas de março de 2022, quando, em poucas horas, 232 pessoas foram arrastadas e soterradas.
Nesse fim de semana (2 e 3/4), Angra dos Reis e Paraty viveram o pesadelo de ter pessoas, casas e até praias inteiras arrastadas pelos deslizamentos de terra resultantes das intensas chuvas de verão. Até agora, foram encontrados 16 corpos. A Prefeitura de Angra dos Reis decretou estado de emergência em razão do volume histórico de chuva registrado em 48 horas. O recorde foi de 809mm em Araçatiba, na Ilha Grande, e 694mm no bairro da Monsuaba, no continente.
“Foram as chuvas mais fortes da história do município de Angra dos Reis”, declarou o prefeito Fernando Jordão. “Elas tiveram uma persistência muito forte na área de Ilha Grande, especialmente sobre Praia Vermelha e região. Também tivemos muita chuva em Monsuaba. As buscas pelos desparecidos continuam. Há possibilidade de novos deslizamentos”, completou ele ao jornal O Globo.
O jornalista Beto Almeida afirma que “a principal causa é a não realização de obras preventivas, o que obriga as pessoas a viverem em locais inseguros e inadequados”. Para falar sobre medidas que possam atenuar, evitar, proteger, salvar as populações vulneráveis a essas tragédias causadas pelas chuvas, o Latitud Brasil entrevistou José Augusto Valente, engenheiro, especialista nesse tipo de assunto.
Valente já foi secretário de Obras da Prefeitura de Angra dos Reis, região que tem a mesma característica de Serra do Mar, com alta pluviosidade. Confira.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário