Publicidade

Las Lollas apoiam não participação de Xiomara Castro na XI Cúpula das Américas

  • em



A Coletiva de Mulheres Socialistas Dolores Caballero – “Las Lollas – divulgaram comunicado em apoio à decisão da presidenta de Honduras, Xiomara Castro, de não participar da XI Cúpula das Américas. Confira o texto na íntegra.

 

Por “Las Lollas” – Tradução Thaise Diamantino Coelho & Joaquim Lisboa Neto

 


 

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, Humanamente diferentes e totalmente livres”. Rosa Luxemburgo

 

 

COMUNICADO

 

 

A Coletiva de Mulheres Socialistas Dolores Caballero. “Las Lolas” expressamos nosso apoio a decisão tomada pela Presidenta Xiomara Castro de não participar na XI Cúpula das Américas a celebrar-se nos Estados Unidos, manifestando que não participaria a menos que estivessem presentes todos os países da América, em resposta a abusiva, excludente e ofensiva decisão do presidente Joe Biden de não convidar a Cuba, Nicarágua e Venezuela por manterem seu direito a autodeterminação política, econômica e ideológica, a não se renderem ante as medidas de bloqueio que impedem aos referidos povos manter relações comerciais com outros povos, a não comprar sequer os medicamentos, utensílios e equipamentos médicos indispensáveis para salvar a vida daquelas pessoas que requerem tratamentos especializados.

 

Esta decisão soberana de nossa Presidenta despertou a cólera da embaixada norte-americana e, através de seus fiéis servidores internos, desde o Congresso Nacional clamam para que Honduras esteja representada nesse evento através do Designado Presidencial, Salvador Nasralla, porque temem perder as supostas “ajudas” que o amo do Norte oferece, ajudas que vêm anunciando desde o começo do mandato da Presidenta Xiomara Castro, quando o único ato que tem oferecido é modernizar os aviões de guerra e de helicópteros para “operações de resgate.”

 

Não conformados com isto, os eternos inimigos do povo, os deputados traidores do LIBRE, anunciam com pompa e circunstância que construirão uma pequena bancada à parte no Congresso. Nos perguntamos, por que esta decisão? Será talvez para impedir que a CICIH venha a contar-lhe as costelas aos corruptos incrustados nos partidos políticos ou porque estão furiosos porque o Estado recuperou empresas de importância estratégica tais como a ENEE, o SANAA, HONDUTEL e outras, que por recomendação de organismos como o BID e o FMI foram presenteadas a empresas da oligarquia que têm acumulado lucros estratosféricos, enquanto o povo morre de fome.

 

Forças obscuras estão criando um ambiente propenso ao golpe de Estado, pois não são casuais os acontecimentos que estamos vivendo:

 

1. Apesar da recusa da Presidenta Xiomara Castro de assistir a XI Cúpula das Américas, a oligarquia exerceu enorme pressão, a tal ponto que Honduras estará representada pelo Chanceler da República, Eduardo Enrique Reina.

2. Se cria a pequena bancada com deputados dissidentes de LIBRE e de outros partidos.

3. O setor de transporte toma as rodovias bloqueando o tráfico, o que gera descontentamento na população.

4. O setor pecuarista de Olancho se declara em rebeldia e prepara marcha com seu gado para a capital da República.

5. O assassinato de Wilmer Pérez com um suposto enfrentamento armado entre a Polícia Antimaras e as Gangues.

6. O recente massacre em La Paz, onde morreram 6 pessoas.

7. Os feminicídios continuam em total impunidade.

Ante esta situação, chamamos aos setores mais consequentes devidamente organizados da sociedade civil, a Sindicatos, em Patronatos, feministas em Resistência e Mulheres organizadas, à base do Partido Libre e ao povo em geral a nos Manifestarmos massivamente nas ruas, condenando as perversas intenções da Oligarquia Mafiosa, Vende Pátria a destruir um governo que em meio a adversidade e a falta de recursos econômicos está realizando mudanças e tenta resgatar nossa dignidade como nação.

 

Comitê Coordenador

Tegucigalpa, M.D.C., 8 de junho de 2022.

 

Tradução > Thaise Diamantino Coelho & Joaquim Lisboa Neto

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *