Publicidade

Justiça bloqueia transporte de madeira em cidades do Norte, Centro-Oeste e Sul do país

  • em


Atendendo à decisão judicial da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, o Ibama bloqueou toda e qualquer movimentação de madeira em alguns municípios do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.

 

Ao todo, são 26 cidades, sendo 18 na região Norte, no Pará, Rondônia e Amazonas e oito no Centro-Oeste, todas em Mato Grosso.

 

O bloqueio deverá ser mantido nos municípios integrantes dos hot spots de ilícitos ambientais, áreas com grande biodiversidade que apresentam alto grau de ameaça, durante todo o período da pandemia do coronavírus. O governo considera que a extração de madeira não é atividade essencial e que há risco de dano irreversível pela disseminação da covid-19 às populações amazônicas.

 

O presidente Jair Bolsaonaro, que trabalha contra o meio ambiente, já determinou que a Advocacia Geral da União avalie protocolar um requerimento para suspensão dos efeitos que atingem as atividades consideradas legalizadas do setor madeireiro, em concordância com a Política Nacional do Meio Ambiente.

  • Compartilhe