O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (9) que irá enviar à Câmara na próxima semana um projeto de lei para criar uma Política Nacional de Cozinhas Solidárias. O objetivo é fornecer almoço gratuito para pessoas que estão passando fome.
Boulos e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, visitaram uma Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Ceilândia, no Distrito Federal. A unidade oferece 150 refeições gratuitas diariamente à população vulnerável da região.
“Nós levamos o presidente Lula para uma unidade em Santo André (SP) no ano passado, e ele entendeu que é um projeto importante”, diz Boulos. “Nosso objetivo é criar, a partir de iniciativas já existentes e novas iniciativas, uma grande rede de cozinhas solidárias para ajudar a combater a fome que atinge 33 milhões de brasileiros em todo o país”, afirma Boulos, que prometeu apresentar o projeto na Câmara na segunda-feira (13).
Para o ministro Wellington Dias, a ação pode se integrar ao conjunto de políticas já propostas pelo governo. “Além do Bolsa Família, o Cozinha Solidaria/Restaurantes Popular é parte deste planejamento, somando-se ao Programa de escola de Tempo Integral, que além da parte de educação, tem almoço e dentro o programa de Merenda Escolar “, afirmou.
O projeto de Boulos prevê que o governo federal lance editais públicos para selecionar e subsidiar organizações da sociedade civil que toquem as cozinhas. A quantidade de pontos será definida posteriormente, de acordo com o orçamento disponibilizado pelo ministério.
Inspiração para o projeto de lei, as Cozinhas Solidárias do MTST somam 31 unidades espalhadas por todo o Brasil. Criadas no início da pandemia para combater a fome, elas já serviram mais de 1,2 milhão de refeições gratuitas. A iniciativa, que funciona à base de doações voluntárias pela internet, foi premiada pela ONU em dezembro do ano passado.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário