Publicidade

Já está no ar o novo podcast da República Popular das Letras! (vídeo)

  • em



RPL # 12 – Spinoza literário

 

Bento de Spinoza literário – Por que razão esse filósofo holandês de origem portuguesa tem inspirado tantos escritores, poetas e artistas nos últimos três séculos? O professor Cristiano de Novaes Rezende, da UFG, e a professora Éricka Itokazu, da UnB, oferecem algumas respostas à questão neste podcast da República Popular das Letras, que está batendo os recordes de audiência deste canal recentemente lançado.

 

Diferentemente de Kant ou Hegel, o filósofo luso-holandês Bento de Spinoza (1632-1677) nunca concebeu uma teoria de Estética, provavelmente estranha ao seu sistema. No entanto, nenhum pensador como ele inspirou tantos escritores e poetas, entre os quais Diderot, d’Holbach, Goethe, Hölderlin, Coleridge, Wordsworth, George Eliot, Heinrich Heine, Jorge Luis Borges e Clarice Lispector, para citar alguns. Por quê? Esta conversa do jornalista Antônio Carlos Queiroz (ACQ) com o professor de filosofia moderna Cristiano Novaes de Rezende, da UFG, e a professora Éricka Itokazu, da UnB, começou com essa pergunta, mas acabou percorrendo grande parte da obra do autor da Ética, que Bertrand Russel dizia ser “o mais nobre e o mais amável dos grandes filósofos”.

 

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *