Publicidade

IX Fórum Social Pan-Amazônico começa nesta quinta (12)

  • em


Programado para ter sido realizado presencialmente, no mês de março deste ano, o evento foi adiado e adaptado aos meios digitais em decorrência da emergência sanitária causada pela Covid-19

 

 

A IX edição do Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020. Dividido em três eixos temáticos, separados em espaços virtuais denominados Malokas, o evento vai debater questões propostas no desdobramento dos 14 pré-fóruns realizados pelos países participantes e também durante série de webinares, realizados no percurso do Fospa em Movimento.

 

Ao todo mais de 1.300 pessoas de diversos países se inscreveram para as atividades. Para promover a inclusão de falantes de diferentes idiomas, haverá transmissão transmissões em tempo real das grandes plenárias, com interpretação simultânea para espanhol, português, francês e inglês.

 

As inscrições foram encerradas no dia 5 de novembro, mas é possível acompanhar o IX Fospa pelas redes oficiais do evento, bem como pelas organizações participantes, incluindo a página da CPT no Facebook.

 

As três grandes malokas são divididas nos seguintes eixos Povos e culturas na identidade amazônica, Territórios e caminhos de vida, e Autonomias e governo comunitário. Elas abrangem as 10 iniciativas de ação, que vem sendo discutidas, e são elas:

 

  • Articulação e Defesa dos Rios
  • A mudança climática e a Amazônia
  • Mapeamento de conflitos Pan-Amazônicos
  • Em defesa de nossos corpos e de nossos territórios / Tribunal de Justiça e Direitos das mulheres indígenas amazônicas
  • Democratização da Comunicação para o Bem Viver
  • Segurança e Soberania Alimentar
  • Empresas e Direitos Humanos na Amazônia
  • Promoção do uso da Convenção 169 da OIT na Amazônia
  • Tributos e território – Caminho de proteger e promover economias alternativas
  • Vidas negras na Pan-Amazônia

 

Representantes da CPT contribuíram diretamente, como parte do Comitê Internacional do Fospa. A iniciativa de ação “Mapeamento de conflitos Pan-Amazônicos” articulou o Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico, lançado virtualmente no dia 17 de setembro. A publicação editada em português e espanhol já soma mais de 1.400 downloads. Sob a organização da CPT, o Atlas envolveu a participação de organizações de Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru. Durante o Fospa serão decididos pontos de continuidade da publicação, assim como o envolvimento de mais países pan-amazônicos.

 

– ACESSE O ATLAS EM PORTUGUÊS (AQUI) E EM ESPANHOL (AQUI)

 

O chamado “Processo Fospa” vincula-se ao Fórum Social Mundial e é realizado desde o ano de 2002. A IX edição tem a Colômbia como país anfitrião, precedido por oito reuniões internacionais realizadas em Brasil, Venezuela, Bolívia e Peru.

 

Durante os dias 27 e 28 de novembro será realizada a Feira Virtual de Experiências Comunitárias, que se constitui como um espaço de atividades autogestionadas, no qual as organizações e processos sociais da Pan-Amazônia apresentarão pesquisas, documentos, publicações, atividades econômicas, artísticas e sociais, entre outras ações. A iniciativa tem o objetivo de promover e tornar visível o que é produzido nos nove países que constituem a Pan-Amazônia.

 

Serviço

O IX Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa)
12 a 15 de novembro de 2020
www.forosocialpanamazonico.com
Transmissões via Facebook: https://www.facebook.com/FospaOficial | https://www.facebook.com/CPTNacional
Twitter: https://twitter.com/FospaOficial

 

Com informações de Mário Manzi, da assessoria de comunicação da CPT Nacional

 

  • Compartilhe