Segundo a OMS, a nutrição é “a ingestão de alimentos em relação com as necessidades dietéticas do organismo”.
Neste domingo se celebra como a cada 28 de maio o Dia Mundial da Nutrição, data instituída desde o [ano de] 2002 pela Organização Mundial da Saúde [OMS] para gerar consciência sobre a importância de uma alimentação adequada para a saúde.
De acordo com a OMS, o conceito de nutrição é “a ingestão de alimentos em relação com as necessidades dietéticas do organismo”, as quais variam dependendo de idade, sexo, estado fisiológico e atividade física.
A Organização Pan-americana da Saúde [OPS] indica que uma nutrição saudável se torna “fundamental para a prevenção de fatores de risco relacionados com a dieta, como o sobrepeso e a obesidade, e as enfermidades não transmissíveis associadas”.
Neste sentido, destaca que o consumo de alimentos e bebidas com alto conteúdo de nutrientes críticos, entre os quais se encontram o sal, gorduras trans, gorduras saturadas e açúcar, se encontra vinculado com maior risco de retardamento de crescimento e enfermidades por deficiência.
De igual forma, o ente ressalta a importância da prática adequada da amamentação materna, da alimentação complementar e dos sistemas alimentares saudáveis sustentáveis.
A partir disso, a OMS recomenda, para ter uma boa nutrição, consumir diariamente pelo menos cinco porções de frutas e verduras; manter uma dieta variada; conseguir um equilíbrio entre as calorias ingeridas e a atividade física; evitar o consumo de gorduras saturadas, açúcar e sal, assim como não consumir álcool, fumo e produtos enlatados.
Não obstante, as Nações Unidas deu a conhecer em princípios do presente ano em seu informe “Panorama da segurança alimentar e nutricional 2022” que 22,5 por cento das pessoas na América Latina e no Caribe não contam com os meios suficientes para acessar a uma dieta saudável.
O estudo, o qual indica que este indicador se torna mais alarmante no Caribe onde 52 por cento não podem ter acesso a uma dieta balanceada, assinala que nisso incidem o nível de rendas, a pobreza e a desigualdade do país.
“Nenhuma política por si só pode proporcionar a solução a esta problemática. É necessário reforçar os mecanismos de coordenação nacionais e regionais pra responder ao [problema da] fome e a má nutrição”, apontou o subdiretor e representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin.
Ademais, a ONU ressalta que entre os fatores internacionais que afetam esta situação sobressai o aumento dos preços internacionais de alimentos desde 2020 devido a pandemia de Covid-19, assim como o início do conflito na Ucrânia.
(*) Tradução > Joaquim Lisboa Neto, coordenador na Biblioteca Campesina, em Santa Maria da Vitória, Bahia; ativista político de esquerda, militante em prol da soberania nacional.
Notícias > Mundo. Publicado 28 maio 2023
Enlace > https://shre.ink/lKIO
Foto da capa: 22,5 por cento dos latino-americanos não contam com os meios suficientes para acessar a uma dieta saudável.
| Foto: Almayadeen
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário